3 dicas para encontrar a carreira perfeita

Talvez você esteja procurando uma forma de se encontrar profissionalmente e não tem sentido segurança nas análises que fez e nas opções que imaginou para a sua carreira. A sua cabeça pode estar inundada de dúvidas e preocupações sobre o seu futuro profissional e se o caminho que tem imaginado é o certo.

Você pode estar saindo do ensino médio e em dúvida de qual curso superior deve escolher; estar se formando na faculdade, mas ainda não sabe dar o direcionamento para a sua carreira devido a quantidade de opções que a sua formação permite ou pode, ainda, estar com a sua carreira em desenvolvimento, trabalhando por alguns anos, mas sem saber se o caminho que escolheu é o mais adequado.

Não se preocupe. Isso é normal, principalmente porque você pode ter tido pouco acesso às estratégias de autoconhecimento para entender em qual tipo de profissão tende a te dar mais motivação e prazer. A ideia deste post é te ajudar com três dicas simples para que possa melhorar a sua análise. Vamos lá:

 

1- Conheça as suas características comportamentais

No que você é bom? Quais pontos precisa melhorar? Como tende a se comportar em momentos de desafio? Como  tende a tomar decisão? Você funciona melhor trabalhando em grupo ou individualmente? Quais as suas características de liderança? Você prefere ambientes profissionais com regras ou com liberdade para atuar?

Ao definirmos uma carreira é fundamental conhecer todos esses pontos. Alguém que se forme em Administração de Empresas pode atuar na área administrativa, financeira e RH em organizações de pequeno porte ou multinacionais, além de ter a opção de abrir o seu próprio negócio e empreender. Porém, quais destas opções estão mais alinhadas ao seu perfil, a sua personalidade, ao seu jeito natural de responder ao mundo?

Conhecer as suas características facilita muito a análise, pois será capaz de descartar uma série de opções, que, para você, são muito desgastantes ou que não te dão prazer.

 

2- Entenda as suas preferências de atuação

Em seguida, você deve complementar essa análise entendendo mais a fundo quais tipos de atividade prefere executar. Você prefere trabalhar diretamente com pessoas, servindo ou oferecendo algum apoio individual, resolvendo problemas de relacionamento ou ensinando e motivando grupos constantemente?

Você se sente melhor trabalhando com informações e dados, controlando e organizando números, redigindo textos ou atuando com análises complexas com grande quantidade de informações? Gostaria de trabalhar colocando a mão na massa e utilizando equipamentos, seja na operação, manutenção ou desenvolvimento de máquinas, ferramentas ou peças?

Entender o nível de interação que prefere ter com pessoas, dados ou coisas, pode te ajudar a encontrar a carreira perfeita, evitando grandes desgastes profissionais e aproveitando o que faz com mais engajamento.

 

3- Aprenda sobre o dia a dia da profissão e visualize-se neste cenário

Após ter maior autoconhecimento, você conseguirá listar algumas opções mais adequadas, mas isso ainda não é suficiente. Pegue cada opção de carreira que listou e procure informações. Converse com pessoas que trabalham nesta área. Entenda qual o plano de carreira, ou seja, quais serão os cargos que ocupará ao avançar nesta trajetória. Com a ajuda da Internet, te garanto que não terá dificuldades para fazer esta tarefa.

Com cada opção de carreira mais clara, imagine-se trabalhando e avançando por estes cargos por 20 ou 30 anos. Você consegue se ver trabalhando feliz por tanto tempo? Qual das opções te traz uma sensação mais agradável?

Se nenhuma das opções que listou for uma opção válida, procure por carreiras não convencionais, como o empreendedorismo. Esta é uma opção que você sempre conseguirá atender às suas expectativas profissionais, porém possui alguns riscos e dificuldades maiores do que uma carreira CLT.

 

Se preciso, procure ajuda

Tomar uma decisão que definirá o seu rumo profissional e a sua vida pelas próximas décadas realmente não é fácil, principalmente por termos pouca ou nenhuma ajuda ao longo de nossa formação acadêmica. Lembre-se que sempre é tempo de se conhecer e conseguir aprender a tomar decisões mais assertivas para a sua vida.

 

_

Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

O post 3 dicas para encontrar a carreira perfeita apareceu primeiro em Portal Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Esta gostando do conteúdo? compartilhe!

Aprenda a organizar, gerenciar e liderar com o curso de Auxiliar Administrativo!

Deixe seu Comentário!

Veja também!