4 competências de atleta que os recrutadores buscam em candidatos

O mundo corporativo e os esportes podem parecer distantes, mas, na realidade, estão mais alinhados do que você imagina. Segundo um levantamento realizado pela Robert Half, grandes executivos não buscam profissionais apenas com habilidades técnicas, pilhas de certificações e resultados de impacto em suas atuações anteriores. Atualmente, buscam candidatos com valores como respeito, busca pela excelência e determinação para atingir aos seus objetivos pessoais e as metas da empresa.

Portanto, se você tem se candidatado para algumas vagas de emprego, lembre-se que, talvez, será avaliado não apenas pelas suas experiências profissionais e formação acadêmica, mas, também, por alguns padrões comportamentais específicos, muitos deles vistos claramente em atletas de alto desempenho.

Seja no trabalho ou em uma competição esportiva, você enfrentará desafios e o seu desempenho será fundamental para evoluir, crescer e buscar oportunidades para contribuir e atingir grandes objetivos. Se você tiver comportamentos de um atleta amado, terá oportunidades profissionais escassas e limitadas. Por outro lado, se o seu desempenho se elevar constantemente é bem provável que seja desafiado com a mesma frequência, chegando assumir posições importantes em sua empresa.

Para que possa se preparar e fazer uma autoavaliação, seguem abaixo os principais comportamentos desejados pelos recrutadores (e que os atletas de alto desempenho têm):

 

1- Saber perder ou errar, tirando importantes aprendizados destes fracassos

Essa é uma das lições mais importantes e que qualquer esportista aprende nas suas primeiras competições. Perder ou errar faz parte do processo de evolução, mas aprender rapidamente com estas dificuldades é o que fará você estar entre os melhores.

Seja capaz de reconhecer valor no erro, reconhecer as suas limitações e dificuldades, tirar lições e corrigir a sua atuação imediatamente. Este é um passo obrigatório para ser um profissional desejado e valorizado.

 

2- Ter como valores a excelência e o respeito

Atletas têm, intrinsecamente, o desejo de melhorarem o seu desempenho, buscando a excelência na atividade que praticam. Esta vontade e disposição de melhorar e evoluir é o que faz com que se diferenciem de esportistas amadores. Os recrutadores terão um brilho nos olhos se você demonstrar este comportamento e melhorar constantemente.

Não podemos esquecer do respeito. Atletas tem profundo respeito por treinadores, colegas de treino, metodologia esportiva e, principalmente, adversários. Saber respeitar a hierarquia, políticas, os procedimentos e a cultura da empresa é fundamental para que tenha uma jornada longa e produtiva. Saber respeitar a diversidade de opiniões dos colegas, líderes, clientes e fornecedores te permitirá enxergar novos pontos de vista, aprender estratégias profissionais mais eficientes e entregar melhores resultados a cada dia.

 

3- Demonstrar disposição para enfrentar desafios e resiliência para superá-los

Se existe uma constante no mundo corporativo é a presença de desafios. O mundo e o mercado mudam com uma velocidade incrível e as empresas precisam se adaptar rapidamente, abraçando os desafios existentes e respondendo a eles com maturidade.

Atletas são forjados a enfrentar desafios, elevar seus padrões e a buscar o seu melhor. Faça o mesmo em seu trabalho! Não tenha medo dos desafios. Toda grande conquista e felicidade que obteve em sua vida só foi atingida depois de ter enfrentado o medo, abraçado o desafio e ter demonstrado resiliência para superar as adversidades.

 

4- Preocupação com uma rotina saudável para entregar alta produtividade

De nada adianta se preocupar com os três itens anteriores se você não dormir e comer adequadamente. Um profissional excepcional que não se cuida vai gerar um risco para a empresa, pois pode adoecer com frequência e ter a sua produtividade afetada por baixos níveis de energia. Sem uma rotina saudável o seu cérebro sofre a consequência, afetando a sua capacidade de tomar decisões e o seu corpo gritará por descanso.

Atletas de alto desempenho podem parecer até chatos com o cuidado que tem com alimentação, suplementação e descanso, mas é porque sabem que os desempenhos técnico e mental estão diretamente associados à saúde do corpo e da mente.

 

Talvez você possa estar distante de ter todas as características de atletas de alto desempenho, mas veja o que pode melhorar. Se não souber como desenvolver estes comportamentos, comece a treinar alguma modalidade esportiva que se identifica. Faça isso com um treinador experiente. Com certeza o seu comportamento será desenvolvido naturalmente.

 

_

Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

O post 4 competências de atleta que os recrutadores buscam em candidatos apareceu primeiro em Portal Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Esta gostando do conteúdo? compartilhe!

Aprenda a organizar, gerenciar e liderar com o curso de Auxiliar Administrativo!

Deixe seu Comentário!

Veja também!