5 frases de “O Pequeno Príncipe” para a vida profissional

Autor: Marcela Alves

Com alto teor filosófico, obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry é um clássico sobre amizade e solidariedade que conquistou – e continua conquistando – adultos e crianças de todo o mundo.

Publicado pela primeira vez em 1943, a fábula de O Pequeno Príncipe é o livro francês mais vendido no mundo e também o terceiro em quantidade de traduções recebidas, depois do Alcorão e da Bíblia, com versões em mais de 160 línguas.

Para quem não conhece a história, ela se inicia com a queda de um avião no deserto do Saara seguido de um inusitado encontro: perdido naquele lugar distante, o piloto da aeronave se depara com uma criança de cabelos cor de ouro e corpo frágil, que diz ter vindo de um pequeno planeta chamado B612, onde vivia em companhia de uma rosa.

A amizade entre os dois se fortalece em pouco tempo e, juntos naquela aventura, ambos repensam seus valores e encontram um novo sentido para a vida, reforçando a importância das coisas simples.

Ficou inspirado? Então confira a seguir cinco frases do livro que contêm ensinamentos que você pode empregar no seu dia a dia profissional.

“O que dá beleza ao deserto é que esconde um poço de água em qualquer parte” ou como ser otimista e saber enxergar as oportunidades

O profissional que sabe enxergar oportunidades nos momentos de dificuldade entende que ‘mudança’ pode significar crescimento e, com isso, aproveita os momentos oportunos para fazer acontecer. Além disso, sabe que é importante ter atitudes otimistas e enxergar a parte cheia do copo, em vez de ficar gastando tempo e energia focando o lado ruim das coisas.

“O amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim em olhar juntos para a mesma direção” ou a importância do trabalho em equipe

O ser humano não é uma ilha, ao contrário: vive em comunidade e conectado, compartilhando experiências e informações todo o tempo. Por isso, é um grande erro pensar que o indivíduo é melhor que o coletivo, ou que ‘uma cabeça pensa melhor do que duas’, porque não é bem assim.

“É preciso que eu suporte duas ou três lagartas se eu quiser conhecer as borboletas” ou como enfrentar as dificuldades sem desanimar ou desistir

É comum sentir desânimo quando não se consegue concluir um projeto ou realizar algo, mas é preciso lutar e ser persistente para alcançar qualquer objetivo. Os persistentes sabem que metas só são alcançadas com motivação, por este motivo eles mantêm o foco nos resultados e mudam as estratégias sempre que preciso.

“Mesmo nossos fracassos são parte de nossos pertences” ou é errando que se aprende

Pode parecer clichê, mas só quem pensa fora da caixa e tem coragem para inovar é quem está sujeito a falhar. O erro faz parte do aprendizado e nos ajuda a desenvolver importantes habilidades. Sendo assim, perca o medo de errar e invista em novas experiências e ideias para se transformar em um profissional melhor.

“Foi o tempo que dedicastes à tua rosa que fez tua rosa tão importante” ou trabalhando com dedicação e amor

Em seu icônico discurso, Steve Jobs disse: “Você tem de encontrar o que você ama. A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que faz”. Quando trabalhamos com algo que gostamos, nos dedicamos mais e melhoramos o nosso desempenho. Por isso, concentre-se em encontrar o trabalho que faz você feliz.

O post 5 frases de “O Pequeno Príncipe” para a vida profissional apareceu primeiro em Portal Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Esta gostando do conteúdo? compartilhe!

Aprenda a organizar, gerenciar e liderar com o curso de Auxiliar Administrativo!

Deixe seu Comentário!

Veja também!