A forma adequada de se vestir no processo seletivo (Dress Code #1)

Um bom desempenho no processo seletivo é apenas um reflexo da execução e apresentação de um conjunto de fatores bem específicos pelo candidato. A postura, o comportamento, a comunicação e a apresentação pessoal (incluindo a forma como o profissional se veste) são avaliados pelo RH. Tudo isso diz muito sobre o perfil do candidato e como ele tende a trabalhar no futuro.

Constantemente eu recebo muitas dúvidas de candidatos sobre um desses fatores. Como se vestir para participar de um entrevista ou dinâmica de grupo? O que é adequado? O que é esperado pela empresa? Existe algo que pode afetar meu desempenho e, até mesmo, me eliminar do processo? A resposta para esta última pergunta é SIM.

Toda empresa possui um código de conduta que direciona os seus profissionais a terem determinados comportamentos. Dentro desse código de conduta, geralmente, existe uma política chamada Dress Code. Essa orientação de como se vestir ao trabalhar na empresa visa manter a imagem que a organização deseja passar para os seus clientes, fornecedores, investidores, etc.

Por exemplo, uma empresa de investimentos costuma ter um  mais rígido, orientando os seus colaboradores a trabalhar de terno e gravata para que passem uma imagem de alta credibilidade, mais formal e tradicional. Por outro lado, empresas de comunicação ou marketing podem ser super flexíveis na orientação das roupas que os seus colaboradores utilizam no trabalho, como camisetas e bermudas.

E é essa diferença de cultura entre as empresas que atrapalha a análise dos candidatos e faz alguns “trocarem os pés pelas mãos”. Para que isso não aconteça, analise o perfil da empresa. É mais formal ou informal (empresa de serviços financeiros ou de eventos), possui uma área de negócio tradicional ou inovadora (empresa de consultoria de negócios ou é uma startup de tecnologia)?

Avalie o site da empresa e perceba as imagens utilizadas em cada página. Geralmente, as fotos da liderança serão apresentadas ou, então, dos seus colaboradores atuando no ambiente de trabalho. Essas fotografias podem te oferecer informações valiosas sobre como se vestir.

Outra dica importante é passar na porta da empresa nos horários de entrada e saída dos funcionários para entender como a maioria se veste. Repetindo a maneira de se vestir dos atuais colaboradores você estará alinhado à cultura da empresa e evitará erros grosseiros de apresentação no processo seletivo.

Esse tema exige, realmente, muita atenção, pois a primeira impressão é a que fica! Se você demonstrar uma roupa completamente desalinhada à cultura da empresa, isso afetará a interpretação que o RH fará sobre o seu perfil.

_
Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

O post A forma adequada de se vestir no processo seletivo (Dress Code #1) apareceu primeiro em Portal Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Esta gostando do conteúdo? compartilhe!

Aprenda a organizar, gerenciar e liderar com o curso de Auxiliar Administrativo!

Deixe seu Comentário!

Veja também!