Advocacia #ProfissõesCatho

Autora: Caroline Molina

Direito é um dos cursos acadêmicos mais antigos e tradicionais do Brasil e atualmente existem mais de mil cursos de advocacia no país. Não é em vão que advogado é um dos cargos mais desejado pelos brasileiros, pois além de ser uma profissão com grande reconhecimento social, também conta com uma grande variedade de opções de carreiras, o que torna a busca por emprego mais fácil.

Em resumo, o direito é uma ciência social que estudas todas as vertentes que organizam e controlam as relações de um indivíduo na sociedade. Ética e senso de responsabilidade, são princípios básicos de um bom estudante de advocacia, que tem como finalidade cuidar da aplicação de normas jurídicas vigentes no país e das relações de indivíduos e sociedade.

Como dito anteriormente, há muitas oportunidades para profissionais que cursam advocacia, mas a grande oferta de trabalho também aumenta a concorrência, por isso o mercado renova-se constantemente e exige cada vez mais dos profissionais que desejam atuar nessa área.

Já deu para perceber que é uma área bastante diversificada, ainda tem dúvidas? Vem que vamos explicar mais!

Bacharelado em Direito

O curso de direito possui habilitação em bacharelado e tem duração de 5 anos. E o futuro profissional de advocacia pode se especializar em diferentes vertentes do Direito, como por exemplo, administrativa, ambiental, criminal, consumerista e civil.

O estudo do direito engloba várias áreas do conhecimento, dentre elas estão: sociologia, psicologia jurídica, ciência e economia política e pensamento contemporâneo.

O estudante do curso de direito precisa gostar bastante de ler, pois durante todo o curso, a carga de leitura é enorme e carece de muitos estudos (haja vista que a linguagem, muitas vezes, é bem específica).

Ao fim da graduação e para exercer a profissão de advogado é preciso ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Mercado de trabalho em Advocacia 

O mercado de trabalho é bem vasto para o profissional de direito, podendo esse atuar em vários setores, como em: órgãos públicos, escritórios de advocacia, departamentos jurídicos de empresas privadas ou montar seu próprio negócio.

Seguir carreira acadêmica, também é uma boa opção para o profissional de direito, pois esse pode ministrar aulas tanto em cursos técnicos quanto em faculdades.

Segundo o Guia e Profissões de Salários da Catho, as profissões mais comuns dentro da área são de Advogado empresarial e Gerente Jurídico. Ainda segundo o Guia, a média salarial no Brasil é de R$ 3.330,00. Veja algumas vagas aqui.

A estabilidade que concursos públicos proporcionam também faz com que esta modalidade de emprego seja uma boa opção para os formandos.

Onde estudar

Depois de todas essas informações, você decidiu que advocacia é a sua praia? Pois bem, no Brasil há diversas faculdades que dispõe de bons cursos na área de advocacia. Na Catho Educação, há diversas bolsas de estudos, com super descontos. Confira!

O post Advocacia #ProfissõesCatho apareceu primeiro em Portal Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Esta gostando do conteúdo? compartilhe!

Aprenda a organizar, gerenciar e liderar com o curso de Auxiliar Administrativo!

Deixe seu Comentário!

Veja também!