Afaste-se dos vampiros se quiser evoluir no trabalho

Sim, vampiros existem, mas eles não são aqueles mortos-vivos famosos dos filmes e séries de televisão. Estes vampiros são pessoas normais como eu e você, mas que possuem um comportamento muito claro: eles adoram se aproximar de alguém para reclamar, dar a sua visão pessimista e drenar toda a sua energia.

Pense em uma pessoa no seu ambiente de trabalho com estas características. Talvez a que senta ao seu lado seja um vampiro ou, quem sabe, você seja um deles, mas, com certeza, já viu como eles agem.

 

Quem são os profissionais vampiros?

Um profissional vampiro consegue contaminar muito rapidamente qualquer pessoa que esteja ao seu alcance. Parecem pessoas inteligentes, com uma análise lógica da situação, mas, na verdade, são apenas profissionais que focam muito mais nos problemas que o cercam do que nas soluções.

  1. Dificuldade de enxergar soluções

Este foco excessivo nos problemas limita a capacidade que a pessoa possui de enxergar soluções simples. Enquanto o profissional gastar energia analisando as dificuldades e comentando sobre elas, a percepção sobre o desafio a ser enfrentado aumenta, ficando cada vez mais difícil resolvê-lo e solucioná-lo.

  1. Dificuldade de assumir responsabilidade

Além disso, o foco nos problemas também dificulta a análise sobre a sua real responsabilidade em cada situação. É comum vermos no trabalho pessoas procurando culpados e os motivos que levaram ao erro. Alguns buscam até terceirizar o problema, dizendo que a culpa é do dólar, do mercado e da empresa, mas não percebem a sua parcela de responsabilidade na situação. Vemos pouquíssimos profissionais assumindo a responsabilidade pelo erro e atuando com urgência para corrigi-los. Muitos profissionais não conseguem perceber que, às vezes, basta entrar em ação para resolver determinado problema.

  1. Dificuldade de ter prazer no trabalho

Trabalhar reclamando e comentando sobre os problemas é o caminho mais curto para transformar o seu dia a dia em um inferno. Eu não acho esta a forma mais inteligente de construir uma carreira. Afinal, se mantiver o comportamento de reclamar e empurrar as coisas com a barriga, não conseguirá resolver os problemas da empresa, não obterá conquistas profissionais e não será reconhecido. Assim, passará 1/3 da sua vida sofrendo e se desgastando.

 

Como se livrar dos profissionais vampiros?

Como você percebeu, os profissionais vampiros não conseguem produzir nada de bom para a empresa, as suas vidas e as pessoas que estão à sua volta. Sendo assim, afaste-se deles o quanto antes. Se não for possível criar certa distância, limite o tempo que interage com estes vampiros. É melhor almoçar sozinho do que com alguém que vai te contaminar dia após dia.

Aprenda a dizer não para estes colegas de trabalho. Evite tomar cafezinhos com ele. Quanto mais conversar com ele, mais você irá absorver os seus comportamentos. Isto é um processo natural. Mesmo que você seja uma pessoa evoluída, esclarecida e emocionalmente forte, se interagir excessivamente com pessoas negativas passará a apresentar os comportamentos dessas pessoas. Tome cuidado!

 

_

Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

O post Afaste-se dos vampiros se quiser evoluir no trabalho apareceu primeiro em Portal Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Esta gostando do conteúdo? compartilhe!

Aprenda a organizar, gerenciar e liderar com o curso de Auxiliar Administrativo!

Deixe seu Comentário!

Veja também!