Aproveite o feriado para pensar em sua carreira

Feriados são uma ótima oportunidade para você desligar da rotina profissional e curtir momentos importantes com a sua família. O cansaço do dia a dia e os constantes desafios que enfrentamos nos forçam a agarrar estas oportunidades como situações únicas para recuperar as nossas baterias.

Acredito que feriados devam ser utilizados para descansar, curtir uma viagem, se divertir, conversar com amigos que não encontra há muito tempo ou qualquer outra coisa que seja importante para você. Assim, aumentará o seu nível de satisfação interna com a sua vida.

 

Utilize o feriado para melhorar a sua vida e não apenas para se divertir

Cada feriado gera uma pausa importante que, geralmente, não temos. Pausas que podem ser utilizadas, inclusive, para organizar a sua rotina e os seus planos. Quantas vezes no ano você para refletir sobre a sua carreira? Quantas vezes no ano para pensar se está seguindo o caminho certo na sua vida profissional?

Sei que pode parecer loucura dedicar o tempo precioso de um feriado para refletir sobre a carreira, mas se você não aproveitar essas oportunidades quando fará estas reflexões? Provavelmente nunca. Não temos o hábito de avaliar ações e resultados. Muito menos de pensar sobre a nossa conduta profissional. Durante nossa frenética rotina profissional, isto fica realmente impossível.

 

Vale a pena usar o feriado para o trabalho?

Você muda apenas o que conhece: para conhecermos os resultados que produzimos, os impactos que as nossas ações geram no trabalho e se estamos no caminho certo, precisamos parar, olhar para dentro e pensar. Pode parecer chato, mas não tem outro caminho.

Se não fizer isso talvez você viva como 90% da população mundial que deixa a vida levar. São pessoas que vivem como barcos a deriva no oceano, indo para qualquer lugar que as correntes ou o vento levar. Talvez seja importante você ligar um motor e direcionar o leme do seu barquinho para que chegue onde realmente deseja, não?

Lembre-se que a sua vida profissional drena, no mínimo, 1/3 do seu tempo diário. Se você não refletir em como tirar melhor proveito deste tempo e tornar o seu trabalho algo gratificante ou menos sofrido, viverá uma vida desgastante e com muitos incômodos. Talvez você já viva assim hoje e só mudará se dedicar um pouco de tempo para refletir e encontrar soluções.

 

Como aproveitar o feriado para alavancar a minha carreira?

Sendo assim, tire 15 minutos para pensar sobre a sua carreira. Existe algo que te incomoda profissionalmente? Onde você quer chegar na sua carreira no próximo ano? E daqui a 5 anos? Que tal planejar uma data para iniciar aquele treinamento que tem postergado por muito tempo? Que tal planejar uma data para ter uma reunião difícil com o seu líder ou algum liderado?

 

Se você pensar nas quatro perguntas abaixo, já estará seguindo um plano simples e eficiente para evitar que a sua vida profissional seja desperdiçada e que te gere insatisfação:

  1. Quais são seus objetivos para os próximos anos?
  2. O que tem feito atualmente te ajudará a cumprir estes objetivos?
  3. O que precisa mudar (tecnicamente ou comportamentalmente) para alcançar os seus objetivos?
  4. O que precisa parar de fazer imediatamente, pois tem te prejudicado?

 

_

Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

O post Aproveite o feriado para pensar em sua carreira apareceu primeiro em Portal Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Esta gostando do conteúdo? compartilhe!

Aprenda a organizar, gerenciar e liderar com o curso de Auxiliar Administrativo!

Deixe seu Comentário!

Veja também!