Trabalhar em um feriado prolongado ou quando alguns profissionais costumam tirar férias pode parecer estranho. Os escritórios podem estar mais vazios e até parecem cidades fantasmas, mas existem formas muito interessantes de aproveitar essa tranquilidade e, em alguns casos, a baixa demanda e a ociosidade que você pode experimentar.

Algumas empresas, realmente, nunca possuem uma baixa demanda, pois sempre estão com seus projetos a todo vapor. Quando há menos profissionais, devido à grande maioria ter aproveitado o feriado, você pode aproveitar o silêncio e a menor quantidade de interrupções por parte dos seus colegas ausentes para ser mais produtivo e finalizar as suas atividades com maior rapidez. Pensando nisso, eu separei algumas dicas que podem ser valiosas para você:

 

Aprenda algo novo

Como disse, talvez você tenha uma baixa demanda ou seja capaz de finalizar as suas atividades mais rápido que o normal e, assim, ganhar tempo. Aproveite este tempo extra para se atualizar, aprender algo que pode te ajudar em sua carreira atual ou na construção da vida que deseja no futuro.

Hoje em dia, pesquisando um pouco, você terá ótimos conteúdos gratuitos no YouTube ou em blogs espalhados pela internet, que podem te ajudar a aprender um idioma, a como utilizar determinada ferramenta ou software ou, até mesmo, como pode se comportar de uma forma mais eficiente em seu ambiente de trabalho.

 

Organize o seu ambiente de trabalho

Aproveite a tranquilidade e o possível tempo extra para organizar fisicamente a sua mesa de trabalho. Quando fazemos isto podemos nos assustar com a quantidade de papeis irrelevantes, post-its e envelopes que podem estar ocupando espaço sem utilidade. Limpe a sua mesa, reorganize a disposição dos objetos e, se a sua empresa permitir, dê o seu toque pessoal com algo que goste (coloque um porta retrato da sua família ou uma caneca com uma frase inspiradora).

Isto serve, também, para os documentos virtuais e e-mails! Abra a sua área de trabalho no computador e veja se existem arquivos desnecessários e desorganizados. Veja a sua caixa de entrada e perceba se existem e-mails desnecessários, antigos ou irrelevantes. Crie pastas, reorganize e garanta que todos os os arquivos e mensagens podem ser acessados com facilidade por você no futuro. O que não tiver relevância, apague! Desapegar de informações, assim como de objetos físicos, faz muito bem!

 

Planeje o seu futuro

Outra opção que pode ser interessante é planejar ações importantes no trabalho ou na sua vida pessoal que deseja concluir durante o ano. Faz tempo que não oferece feedback à sua equipe? Está adiando há muito tempo uma conversa difícil com o seu líder? Precisa prospectar um novo segmento de clientes? Defina já uma data para fazer isso, seja na próxima semana ou daqui a três meses. O importante é definir uma data para deixar de postergar!

 

Você também pode planejar as suas férias ou, ainda, aquela viagem que tanto quer fazer. Pesquise preços, identifique os locais que deseja visitar e crie um roteiro que agrade. Se não há certeza de quando conseguirá tirar férias, planeje, até mesmo, a preparação de uma pessoa para que fique no seu lugar. Se você se mantiver insubstituível, com certeza nunca conseguirá tirar férias.

_

Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

O post Aproveite o silêncio do escritório nos feriados apareceu primeiro em Portal Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *