Como conseguir emprego sem experiência?

A falta de experiência profissional é um fantasma que assombra muitos candidatos que desejam iniciar a sua jornada profissional. Limitadas e desmotivadas pela pouca experiência, as pessoas podem paralisar e não apresentar comportamentos importantes no processo seletivo.
É importante lembrar que todo profissional, por mais experiente que seja, no início da sua carreira também passou pela dificuldade de procurar um emprego. Portanto, não se preocupe e fique atento às dicas listadas abaixo:
– Procure por vagas que não exijam experiência
Apesar de óbvio, vários candidatos não procuram as vagas certas. Como a maioria das oportunidades oferecidas exige experiência profissional, os candidatos tendem a focar no problema e não gastam energia para encontrar opções sem este requisito. Saiba que vagas sem experiência são oferecidas, principalmente em empresas grandes, que possuem uma estrutura de treinamento definida para os novos talentos. Outra forma de superar esta barreira é procurar uma vaga de estágio, se estiver cursando o ensino superior.
– Trabalhe para conquistar experiências, mesmo que não sejam profissionais
Dedique-se para atuar em qualquer experiência que possa agregar aprendizados para a sua carreira e informações importantes em seu currículo. Bons exemplos para obter experiências alternativas são os trabalhos voluntários e intercâmbios, além de projetos acadêmicos. Apesar de não ser uma experiência profissional, isto pode demonstrar ao recrutador que você já possui habilidades de comunicação, trabalho em equipe e foco no cumprimento de metas. E, com certeza, ter este tipo de experiência é muito melhor do que não ter nenhuma.
– Não tenha medo e comunique-se adequadamente
Ser sincero sobre as suas limitações é fundamental no processo seletivo. Apresente claramente que você não possui determinada experiência profissional, mas diga o que está fazendo para sanar ou compensar este problema em seu início de carreira. Reconhecer as suas limitações e trabalhar para resolvê-las é o mínimo que pode fazer.
Sendo assim, não entre em pânico ao elaborar o seu currículo ou ao participar de uma entrevista. Não ter experiência faz parte do seu processo de desenvolvimento. Nunca reclame ao recrutador ou a outras pessoas que o mercado de trabalho é injusto e que está difícil conseguir uma oportunidade sem ter experiência. Além de não resolver o seu problema, isto demonstra que você tem dificuldade de lidar com as adversidades (que não faltarão na sua rotina profissional).
Preste atenção no seu comportamento na busca por uma oportunidade de trabalho. Quais opções você tem para conseguir o seu primeiro emprego? Você já procurou todas as alternativas? Conversou com todas as pessoas que conhece? Se não tem conseguido alcançar o seu objetivo é porque você ainda não fez o que precisa ser feito!
O que mais tem te atrapalhado na busca por um emprego? O que você ainda não fez que pode te ajudar?
Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

O post Como conseguir emprego sem experiência? apareceu primeiro em Portal Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Esta gostando do conteúdo? compartilhe!

Aprenda a organizar, gerenciar e liderar com o curso de Auxiliar Administrativo!

Deixe seu Comentário!

Veja também!