Como evitar novas falhas na busca de um emprego

Sem feedback voamos às cegas.“, Folkman. Esta é uma frase que ilustra muito bem o processo de perseguir qualquer objetivo em sua vida. Com a conquista de um novo ou melhor emprego, não é diferente!

Muitos candidatos possuem grandes dificuldades em conseguir um emprego, pois não obtém informações suficientes sobre o seu desempenho nas diferentes fases do processo seletivo. A grande maioria se sente vítima de um processo complexo onde os recrutadores ditam regras de seleção estranhas, confusas e injustas.

Porém, a realidade é muito simples. O processo seletivo possui diferentes metodologias para avaliar a aderência do candidato à vaga e, caso ele não esteja apto ou existam candidatos mais preparados, ele não conseguirá esta oportunidade de emprego. Isto é normal, ainda assim existe uma oportunidade escondida que muitos profissionais deixam passar e pode ajudar a conquistar o emprego que tanto deseja: pedir feedback!

Feedback é uma informação isenta de julgamento capaz de te direcionar para o seu objetivo. No ambiente de trabalho, o feedback pode facilitar a sua escalada pelos diferentes níveis de carreira, já no processo seletivo pode abrir os seus olhos sobre os pontos a desenvolver em sua comunicação, em seu comportamento ou em seu histórico profissional, que facilitarão as próximas oportunidades de conquistar um emprego. Veja abaixo algumas formas de conseguir este feedback.

Feedback sobre currículo

Nesta fase, a grande maioria dos candidatos não percebe a possibilidade de ter um feedback que possa lhes ajudar em futuros processos seletivos. Concordo que é um feedback nada direto, mas pode evitar que você continue dando murro em ponta de faca. Basta perceber os resultados que está obtendo ao enviar seu currículo. Você envia o seu currículo e não é chamado para nenhuma vaga? Você é chamado para poucas oportunidades? Ou é contatado para as futuras fases dos processos seletivos na grande maioria das vezes?

Caso não seja chamado por nenhuma empresa, com certeza, o seu currículo precisa de ajuda! Talvez você não consiga demostrar a sua experiência para a vaga, a sua formação acadêmica ou, até mesmo, outras informações da forma adequada. Talvez o seu currículo possa até estar bem preenchido, porém você pode estar enviando para vagas que não condizem com o seu perfil. E, se não fizer nada, continuará a ter problemas…

Feedback sobre as próximas fases (testes, dinâmicas e entrevistas)

Nestas etapas, você, geralmente, conhecerá algum profissional de RH da empresa que deseja contratar ou de uma consultoria que está desenvolvendo o trabalho. Sendo assim, independente da fase que estiver participando, obtenha o contato deste profissional, como um e-mail, telefone ou apenas o nome e sobrenome para que possa ligar na empresa no futuro e conseguir encontrá-lo.

Durante um processo seletivo, é comum os profissionais de RH entrarem em contato no futuro para informar se você passou para a próxima fase ou não (isto pode ser feito por e-mail ou telefone). Em algumas situações ou dependendo do profissional, caso não passe para a próxima fase, você talvez nem receba essa informação.

Por isso, é fundamental assumir a responsabilidade pelo seu sucesso, pegar telefone ou e-mail do profissional e entrar em contato para solicitar um feedback sobre a sua participação no processo seletivo. Com esta atitude você poderá entender o que a empresa esperava da sua participação e o que poderia ter feito para ter um melhor desempenho, de modo a poder se preparar melhor para futuros processos seletivos.

_
Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

O post Como evitar novas falhas na busca de um emprego apareceu primeiro em Portal Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Esta gostando do conteúdo? compartilhe!

Aprenda a organizar, gerenciar e liderar com o curso de Auxiliar Administrativo!

Deixe seu Comentário!

Veja também!