Como fazer networking no início da carreira (para estagiários ou novatos)

Essa é uma dúvida interessante: Como fazer networking quando estamos iniciando as nossas carreiras e mal conhecemos os nossos colegas de trabalho? Quais são os melhores conselhos ou dicas para iniciar a construção do seu networking?

Isto me faz lembrar dos desafios que enfrentei no início da minha carreira quando desejava me aproximar dos profissionais que eu admirava na empresa, porém não dava o primeiro passo por não ter contato, influência ou experiências profissionais para interagir com eles.

Uma das coisas que mais me ajudou a superar este medo foram as fortes orientações que recebia dos gerentes e sócios. Todos, em cada oportunidade, deixaram muito claro que estariam abertos a conversar sobre qualquer dificuldade na carreira ou sugestão de melhoria do ambiente organizacional. E, logo, nos primeiros contatos com os profissionais que me inspiravam, aprendi alguns truques importantes sobre como desenvolver meu networking.

 

Busque informações para aprender e não alguém que resolva o seu problema

O primeiro truque era o de nunca pedir algo que me beneficiasse diretamente. Ou seja, nunca falar com um gerente ou sócio para que ele resolvesse um problema em minha equipe, para que aumentasse o meu salário ou, até mesmo, me indicasse para uma oportunidade de trabalho melhor dentro da empresa.

O ideal é perguntar a este gerente como ele lidou com determinada situação (talvez algum problema parecido que esteja enfrentado hoje) em seu histórico profissional para que possa aprender com estas experiências. Ouça mais do que fala, pois as pessoas gostarão mais de você se demonstrar que está interessado em suas histórias.

 

Respeite o tempo da outra pessoa

A segunda sacada foi ter em mente que o valor da hora de um gerente ou sócio era muito cara (conheci alguns que ganhavam entre R$300 e R$800 por hora) e eu deveria respeitar isto. Para as pessoas que gostam de “drenar” os outros para resolver os seus problemas, eu tenho uma pergunta ótima: Por que o seu tempo é mais importante do que o tempo da outra pessoa?

Sendo assim, sempre pergunte antes se a pessoa possui 15 minutos para te responder uma nova pergunta ou se, talvez, ela prefira otimizar o tempo agendando um almoço com 5 ou 10 estagiários para que todos possam aprender, de uma vez, em um curto período de tempo. Demonstrar respeito ao tempo da outra pessoa é uma habilidade essencial para quem deseja ter melhores resultados.

 

Faça o mínimo para manter os contatos que possui

O terceiro ponto importante é fortalecer as conexões criadas. Caso alguém venha falar com você (criando uma conexão), fortaleça este contato com um “OI” quando encontrar em uma festa ou parabenizando por algum feito que esta pessoa realizou.

Perceba que você precisa fazer coisas simples. Você não precisa bajular, construir uma amizade ou forçar uma conversa mais profunda com quem não gosta. Você só precisa manter o contato profissional, mesmo que seja com um “OI” ou um parabéns. Afinal, os seus inimigos hoje podem se tornar os seus maiores aliados no futuro e vice-versa.

 

Se você está no início de sua carreira, comece a construir seu networking da forma certa. Lembre-se que para isto você não precisa (e não deve) “puxar o saco” de ninguém! Bajuladores possuem carreiras superficiais, com um crescimento rápido, porém com uma estagnação definitiva (presenciei isto acontecer inúmeras vezes). Faça o certo e a sua carreira agradecerá!

 

_

Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

O post Como fazer networking no início da carreira (para estagiários ou novatos) apareceu primeiro em Portal Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Esta gostando do conteúdo? compartilhe!

Aprenda a organizar, gerenciar e liderar com o curso de Auxiliar Administrativo!

Deixe seu Comentário!

Veja também!