Como pedir demissão?

Pedir demissão nunca é fácil, seja porque você recebeu uma nova proposta de trabalho ou porque optou por passar um tempo longe do mercado de trabalho.

Além da tensão da situação, há o medo de perder tudo que foi construído até ali. O universo corporativo pode ser menor do que parece e não manter um bom relacionamento com seu chefe, mesmo na sua saída da empresa, pode fechar muitas portas futuramente, desde uma indicação para ocupar um cargo superior na mesma empresa a uma indicação em uma outra empresa.

Listamos 6 dicas para guiar você na hora de pedir sua demissão. Confira!

#1 Tenha claro quais motivos te levaram à saída da empresa

Se sua escolha foi sair do mercado de trabalho temporariamente, seja para cuidar da saúde, para uma viagem ou para cuidar dos filhos, não há muito o que explicar ou argumentar.  Mas se a sua saída se deve a outra proposta de trabalho, tenha em mente quais os motivos te levaram a querer trocar de organização. Coloque na balança todos os prós e os contras das duas posições e esteja pronto para ser questionado sobre isso.

#2 Converse com seu chefe imediato

Antes de contar a decisão pelos corredores, converse com seu chefe para que ele não seja surpreendido com a notícia. Não deixe para dar a notícia na última hora, não dando tempo para que seu chefe se planeje para sua saída.

Essa conversa deve ser prática e objetiva. Anuncie sua decisão e, se for questionado, apresente os motivos pelos quais optou pela troca de emprego. Seja sincero, mas com cuidado: não se aproveite desse momento para fazer críticas ou desabafos com relação à empresa, ao seu gestor ou aos colegas de trabalho, isso pode fechar futuras portas.

#3 Esteja preparado para uma negociação

Dependendo do seu desempenho na empresa atual, da sua relação com os gestores e da situação da empresa, é possível que seu superior faça uma contraproposta. Nesse caso, é preciso avaliar os motivos da sua saída e ponderar se essa contraproposta vale a pena de fato. Se você está saindo porque quer mudar de área ou porque está insatisfeito com a empresa, por exemplo, aceitar uma contraproposta que oferece salário mais alto não vai resolver o problema, vai apenas prolongar sua saída e fazê-lo perder uma oportunidade. Veja aqui como avaliar e responder uma contraproposta.

#4 Ou para uma não negociação

Seu chefe pode simplesmente aceitar sua saída, não questionar sua decisão nem oferecer uma contraproposta. Por existir essa possibilidade, não espere um leilão dessa conversa e não vá com uma falsa proposta como estratégia para ter um aumento salarial. Voltar atrás depois pode pegar mal pra você e fazer seu chefe, até mesmo, cogitar sua demissão.

#5 Formalize o pedido de demissão

Depois de falar com seu chefe, é hora de informar o RH da empresa. Esse processo é mais simples e requer de você apenas a entrega da Carta de Demissão. Saiba como elaborá-la aqui.

#6 Não deixe o comprometimento de lado

O ideal é que você negocie a entrada na nova empresa de modo a dar tempo de deixar tudo bem encaminhado na atual. Se for preciso terminar projetos, passar suas tarefas para outra pessoa ou cumprir qualquer outro compromisso, assim o faça. Se você vai cumprir o aviso de prévio, mantenha-se alinhado ainda ao que a empresa espera de você. É comum que no aviso prévio muitos profissionais se esqueçam dos seus compromissos e comecem a deixar a empresa e sua equipe na mão.

Lembre-se que sua imagem está em jogo e não é porque você está saindo dali que o seu legado não importa mais. Se você mostrou profissionalismo ao entrar e se manter na empresa, mostre ao sair também!

O post Como pedir demissão? apareceu primeiro em Catho Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Esta gostando do conteúdo? compartilhe!

Aprenda a organizar, gerenciar e liderar com o curso de Auxiliar Administrativo!

Deixe seu Comentário!

Veja também!