Você já passou por um problema no qual não conseguia pensar positivamente sobre as possíveis soluções? Na realidade, a hipótese de existir uma solução para aquele problema era tão remota que você só conseguia observar os impactos negativos do que havia acontecido?

Este bloqueio na criação de soluções ocorre de forma natural, pois quanto mais pensamos e falamos sobre o problema que enfrentamos e todas as dificuldades para resolvê-lo criamos um padrão de pensamento negativo. Assim, fica mais difícil para o nosso cérebro quebrar este padrão e alterar para um modelo de pensamento voltado à solução do problema.

Identificamos esta situação em alguns clientes de coaching que, às vezes, encontram-se tão imersos no problema, que mesmo quando questionados sobre as potenciais soluções, continuam a apresentar os impactos negativos. Para eles, parece impossível dar um passo para trás e visualizar o cenário completo, identificando as oportunidades para sair desta situação e resolver o problema que enfrentam.

De qualquer forma, é possível mudar este padrão de pensamento através de uma abordagem mais positiva, conforme apresentarei no quadro abaixo. Você deverá anotar as respostas apenas das questões referentes ao problema (quadro à esquerda), respondendo cada uma em, no máximo, 5 minutos. Só quando tiver concluído todas as questões sobre o problema, você pode iniciar as respostas sobre as soluções (quadro à direita), também respondendo cada uma em, no máximo, 5 minutos.

Reflexões sobre o problema Reflexões sobre a solução
1 – Qual é o seu problema? 1 – Qual objetivo você deseja?
2 – Por quanto tempo isto tem sido um problema? 2 – Como você saberá que alcançou seu objetivo?
3- Qual a pior coisa sobre este problema? 3- Quais as possíveis soluções você pode gerar a respeito?
4 – Com que frequência ele ocorre? 4 – Que recursos você precisa para alcançar seu objetivo?
5 – De quem é a responsabilidade pelo problema? 5 – Quais recursos você possui que te ajudam a atingir sua meta?
6 – O que tem te impedido de resolver este problema? 6 – Como você pode obter recursos adicionais para te ajudar?
7 – Quais são os maiores obstáculos para resolver este problema? 7 – Quando e em que situação você conquistou um objetivo como este?
8 – Como isto te faz sentir? O que você vê, ouve e pensa? 8 – Quais passos você precisa executar para alcançá-lo?

Após o preenchimento destas respostas, reflita sobre o que você anotou para os dois quadros. Você percebeu que a experiência de responder ao quadro da esquerda foi completamente diferente de responder o da direita?

Esta diferença aparece por ter utilizado um padrão de pensamento para responder ao quadro da esquerda (problema) e outro para responder ao quadro da direita (solução). Agora que você já possui algumas respostas, monte o seu plano de ação!

Utilize esta ferramenta sempre que estiver enfrentando um problema no qual não consegue encontrar uma saída ou forma rápida para entrar em ação e resolvê-lo. Após a utilização desta ferramenta repetidas vezes, você já terá uma nova forma de pensar desenvolvida, muito mais eficiente e focada na solução e não no problema!

_
Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

O post Como resolver problemas que (aparentemente) não tem solução? apareceu primeiro em Portal Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *