E aí, preparado para dar o play e mandar bem na sua carreira profissional?

Depois da euforia de receber o primeiro “sim” num processo seletivo, é muito comum que os jovens profissionais sejam invadidos pelos sentimentos de ansiedade e nervosismo ao se darem conta de que conquistaram o primeiro emprego, afinal, enfrentar aquilo que é desconhecido pode ser muito desafiador.

Mas calma! A nossa intenção não é te assustar com esse artigo – muito pelo contrário -, só precisamos que você saiba que a rotina que está prestes a se iniciar reserva uma porção de situações complexas que exigem preparo.

Então, vamos juntos desvendar os mistérios do universo corporativo e te fazer decolar no primeiro emprego?

A Elen Souza, psicóloga e assessora de carreira na Catho, listou algumas dicas para te tranquilizar e tornar sua experiência no primeiro emprego mais fácil, produtiva e bem sucedida:

1 – De olho no comportamento

Para causar uma boa impressão, não basta apenas colaborar com boas entregas e resultados. Diferente do ambiente escolar, no trabalho somos avaliados também pelo nosso comportamento. A forma como conversamos e nos relacionamos com as pessoas, como nos vestimos, como nos dedicamos às atividades e a maneira como demonstramos interesse na corporação são alguns dos comportamentos mais observados pelos colegas e gestores. Tudo isso traça o seu perfil profissional e é determinante para se obter reconhecimento e crescimento profissional, então, redobre a atenção!

2 – Observe tudo e todos

Se a situação é nova, tudo é novidade. Atente-se ao que acontece ao seu redor para aprender, procure se informar sobre o que a empresa desenvolve e como faz isso, busque entender os processos de todas as áreas e os desafios do negócio. É comum e esperado que os novos profissionais e colaboradores tenham muitas dúvidas, portanto, fique à vontade para observar e fazer perguntas sempre que preciso.

3 – Crie relacionamentos

Saiba que se sentir um pouco deslocado nos primeiros dias do novo emprego é normal. Nada de achar que o problema está em você! Com o tempo, a timidez deixa de ser um problema e os bons relacionamentos vão surgindo. Interagir com os colegas de trabalho, em especial com aqueles que inspiram a sua carreira profissional, permite que você obtenha conhecimentos valiosos e maior segurança na realização das atividades, além de proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável e descontraído.

4 – Cumpra horários e prazos

Imprevistos acontecem e é comum que acabem por ocasionar atrasos no trabalho vez ou outra, e, geralmente, são bem compreendidos pela gestão. Mas é preciso tomar cuidado com o quesito pontualidade. Quando os atrasos se tornam recorrentes, a impressão que você passa é de que não está tão preocupado assim com seu trabalho e empresa, afinal, não está cumprindo o acordo ao qual se propôs. E o mesmo vale para os prazos a atender. Quando uma tarefa é delegada a você, é imprescindível que seja feita dentro do prazo estipulado (normalmente os trabalhos são em cadeia, uma coisa depende da outra). Caso avalie que não será possível entregá-la conforme o solicitado, avise seu gestor com antecedência para não deixar ninguém “na mão”. Assim, você cultiva uma relação de confiança e garante que será acionado para novos desafios.

5 – Tenha iniciativa

Além de ser de fato um bom profissional, é preciso mostrar-se dessa maneira. Isso significa que fazer apenas aquilo que solicitam não é suficiente. Você precisa ser analítico na área em que atua, buscando formas mais eficientes e otimizadas de fazer as tarefas. Por exemplo, se houver alguma atividade que seja muito trabalhosa de se realizar, verifique outras alternativas e seja criativo para desenvolvê-la de outra maneira. Isso fará com que você ganhe pontos com a chefia e colabore mais com os resultados da empresa.

6 – Invista em qualificação

Mesmo na primeira experiência profissional, o ideal é que o jovem já invista em qualificação. Fora a vantagem de ser visto como alguém interessado em aprender e em colaborar ainda mais com a empresa, de acordo com um estudo realizado pela Catho em 2018, o curso de graduação pode aumentar o salário em até 25% no nível operacional e de assistentes e um curso de MBA em até 47% para profissionais formados da área administrativa e gerencial. 

Pronto para arrasar no primeiro emprego? A nossa torcida é por você!

O post Como se dar bem no primeiro emprego apareceu primeiro em Catho Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *