Culinária | Gastronomia #ProfissõesCatho

Autor: Caroline Molina

A gastronomia hoje vem ganhando cada vez mais espaço na vida dos brasileiros, devido a onda de Reality Shows sobre culinária, como por exemplo, o MasterChef e Cozinha Sob Pressão, que dão bastante visibilidade à profissão. Outra razão é a maior preocupação da população em buscar por hábitos alimentares mais saudáveis, o que torna o Gastrônomo um profissional indispensável. 

Em resumo, esse profissional tem a missão de criar e elaborar pratos e cardápios, podendo atuar tanto diretamente, quanto indiretamente no manuseio e preparação dos alimentos. Esse profissional, ainda pode atuar na parte administrativa, exercendo funções como gerenciamento de estoques, coordenação de equipes de cozinheiros e capacitação de funcionários, por exemplo.

Os campos de atuação desse profissional no mercado de trabalho são bastante variados, podendo atuar em restaurantes, hotéis e bares. A especialização também é um ponto importante, pois alguns profissionais escolhem seguir ramos específicos da culinária, como confeitaria e comidas de outras nacionalidades como japonesa ou francesa.

Faculdade de Gastronomia

O curso de gastronomia pode ser do tipo Bacharelado, com duração de 4 anos ou tecnólogo de 2 anos, na faculdade o estudante aprende as disciplinas teóricas e práticas. Na maior parte da graduação, o aluno passa por cozinhas montadas nas próprias unidades de ensino, podendo assim colocar a “mão na massa” e aprimorar os ensinamentos adquiridos durantes as aulas.

Nas diferentes matérias que compõem a grade curricular, estão englobadas diferentes disciplinas como História da Gastronomia, Bioquímica, Análise sensorial, Gestão de pessoas e materiais, Nutrição e Segurança Alimentar.

Matérias como Gestão Financeira, Administração e Empreendedorismo também fazem parte do currículo do aluno de gastronomia, visto que muitos profissionais decidem abrir seu próprio negocio ou atuar na área administrativa de restaurantes.

Ao final do curso, o estudante não precisa ter registro em nenhum órgão ou conselho da categoria, mas é necessário elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e realizar um estágio supervisionado.

Mercado de Trabalho

Como mencionado, anteriormente, o mercado voltado para a gastronomia é bem vasto, dado que o profissional pode atuar em restaurantes, bares, hotéis, cruzeiros em bufês, tanto na preparação de pratos quanto na elaboração de bebidas. Com a alta dos segmentos aplicativos de comida e de entrega a domicilio, os negócios para a Gastronomia crescem cada vez mais, assim facilitando a procura por trabalho na área.

Os tecnólogos em gastronomia não precisam de experiência profissional prévia para atuar na área, pois durante o curso, as aulas práticas já compõem essa carga horaria necessária. Já para os chefes de cozinha bacharelados, a experiência é necessária, dado que os retornos das atividades só começam a aparecer depois de três ou quatro anos de atuação. Veja algumas vagas disponíveis na Catho.

Segundo o Guia e Profissões de Salários da Catho, as profissões mais comuns dentro da área são de Cozinheiros, Chefe de Cozinha e Consultor gastronômico. Ainda segundo o Guia, a média salarial no Brasil é de R$2.319,00.

Onde Estudar

No Brasil há diversas faculdades que dispõe de cursos na área da Gastronomia. Na Catho Educação, você vê avaliações de alunos e ex-alunos sobre universidade e cursos de todo Brasil, além de poder adquirir bolsas de estudos nas maiores universidades do país.

 

Veja algumas vagas

O post Culinária | Gastronomia #ProfissõesCatho apareceu primeiro em Portal Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Esta gostando do conteúdo? compartilhe!

Aprenda a organizar, gerenciar e liderar com o curso de Auxiliar Administrativo!

Deixe seu Comentário!

Veja também!