O mundo do empreendedorismo, muitas vezes, é visto como um universo restrito e sem muitas opções. Ou seja, para empreender você precisa abrir um negócio inovador, contratar uma equipe para tocar o negócio, faturar milhares de reais e, depois de alguns anos, vender a sua empresa ou deixar ela rodando sozinha para se aposentar.

Olhando para este modelo padrão é fácil acreditar que empreender é algo para poucas pessoas. Apenas os mais criativos, dedicados, esforçados e que não tem problema em trabalhar horas e horas para alcançar o seu ideal se darão bem.

É normal até achar que empreender é para nerds que podem criar um novo aplicativo de celular, abrir a sua empresa no Vale do Silício e ficar milionários da noite para o dia.  Ou, talvez, seja para pessoas super comunicativas e criativas capazes de ter uma ideia brilhante e conseguir vendê-la para a grande massa.

Este é o modelo mais divulgado por revistas de empreendedorismo, mas não é a única forma de empreender. Afinal, existe uma gama de opções imensa que você pode se identificar para começar a produzir algo para a sociedade e ter o seu retorno de realização profissional e financeiro.

 

Empreenda trabalhando como freelancer

Empreender é encontrar um caminho para contribuir com a sociedade e ter o seu retorno financeiro através de suas capacidades individuais para atuar e desenvolver um sistema de negócio eficiente. Um bom freelancer pode fazer isso.

Você será uma empresa de uma pessoa só (a princípio), mas pode ser capaz de realizar coisas e produzir benefícios para a sociedade que talvez nenhuma empresa grande fará. Afinal, grandes empresas pensam em impactos em larga escala e processos automatizados de entrega e, neste caminho, deixam passar oportunidades de entregar serviços de qualidade e individualizados para cada cliente.

 

Empreenda terceirizando o seu trabalho ou as suas demandas

Você é capaz de ser um empreendedor, até mesmo, trabalhando com carteira assinada para uma empresa. Imagine que você trabalha em uma equipe comercial e ama construir e manter relacionamentos com os seus clientes, identificar as suas necessidades e propor soluções para ajudá-los através dos produtos que a sua empresa oferece.

Ainda sobre este cenário imagine que faz parte do seu trabalho criar modelos de apresentações para inclusão dos seus resultados mensais, mas que odeia perder tempo definindo o layout da apresentação e deixar as informações visualmente agradáveis.

Contrate alguém para fazer este trabalho para você e entregue um resultado mais que esperado sem nenhum desgaste físico ou mental. Algumas pessoas consideram isto como um atestado de incompetência, já eu acredito ser o fato de ter uma visão empreendedora.

 

Empreenda explorando a sua criatividade

Existem pessoas que criativamente são fora da curva. Conseguem imaginar como fazer uma nova obra de arte, uma peça de teatro ou, até mesmo, um canal do YouTube capaz de agradar uma infinidade de pessoas.

Porém, podem ter um tempo escasso e, portanto, trabalham para encontrar pessoas que possam dedicar o seu tempo para executar o projeto por uma recompensa futura (na venda da pintura, da peça de teatro ou quando começar a ter um retorno financeiro com o seu canal do YouTube).

Talvez isto até tenha acontecido com você: de ter tido uma ideia ótima, só que ainda não colocou em prática por não ter tido tempo suficiente. Encontre alguém capaz de executar isso melhor que você e faça uma parceria. Empreenda, saia do seu contexto atual e realize o seu objetivo!

 

_

Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

O post Empreender possui diversos formatos. Encontre o seu! apareceu primeiro em Portal Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *