Frases que você nunca deve dizer na avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é um dos processos mais importantes para sua carreira. Afinal, é através dela que você obterá as informações necessárias para melhorar os resultados que entrega para a empresa e conseguirá as aprovações da sua liderança para embasar a sua próxima promoção.

Por outro lado, esse pode ser um momento muito desconfortável para os mais diversos profissionais. Quem está avaliando nem sempre possui o preparo e a maturidade para fornecer um feedback adequado. Ainda é comum vermos líderes que julgam e criticam os seus colaboradores neste importante momento de aprendizado. Já quem está sendo avaliado pode se sentir muito incomodado com o feedback sobre os pontos a desenvolver e, em algumas situações, responder na defensiva, evitando internalizar aquele conteúdo negativo.

E este pode se tornar o maior erro a ser cometido neste momento. Seja na avaliação de desempenho ou em um feedback informal o profissional que vai receber as informações deve respirar fundo e ouvir atentamente tudo que lhe for dito, se possível, anotando todas as informações oferecidas para a melhoria de sua performance. Após a reunião, é preciso rever cada ponto dito para identificar o que você pode melhorar em sua rotina de trabalho para atender à expectativa da sua liderança.

Caso você perceba que a avaliação realizada não condiz com a realidade é importante agendar uma nova reunião com a liderança para esclarecer estes pontos. O processo de avaliação é sempre feito a 4 mãos, por isso você tem o direito de discordar e apresentar o seu ponto de vista após ter analisado cuidadosamente o seu comportamento no passado.

O problema acontece quando o profissional discorda de imediato, no momento em que o seu líder apresenta os pontos de melhoria, sem ao menos avaliar e relembrar se ele não tem nada a melhorar. Esta postura defensiva e, muitas vezes, reativa demonstrará apenas a sua imaturidade, incapacidade de se auto avaliar e, em alguns casos, falta de contato com a realidade.

Existem algumas frases clássicas que demonstram esta dificuldade do profissional em lidar com os feedbacks e que podem minar a sua carreira rapidamente:

“Mas ninguém disse que tinha que fazer isso” ou “Isto não consta no meu job description
Entenda que o seu líder tem a responsabilidade de apresentar as funções que você deve executar, mas é seu dever, também, entender quais são essas tarefas se elas não estiverem claras ou nunca lhe forem apresentadas. As empresas querem profissionais que resolvam os problemas de forma pró-ativa e não que fiquem esperando tudo acontecer.

“Meu salário não condiz com o que você espera de mim” ou “Não sou pago para isso”
Deixar claro que você faz apenas o mínimo necessário pela empresa ou que está ali apenas pelo salário é uma ótima forma de dizer que não deseja crescer na empresa e que coloca o seu cargo à disposição. Se isso for uma verdade para você, tem o direito de pensar assim, mas saiba que se o seu líder souber disso, ele não contará com você para crescer na empresa.

“Mas fulano fez a mesma coisa e foi promovido” ou “Beltrano disse para fazer isso”
Quem deve apresentar o caminho mais adequado para executar o trabalho e crescer na carreira é o seu líder. Afinal, é ele quem te avalia. Qualquer outro colega de trabalho não é referência do que deve ser feito ou seguido. Cuidado para quem você dá ouvidos e mantenha uma relação saudável com o seu líder. É com ele que você deve se comunicar para saber se está no caminho certo.

“Uhum… Eu já sei disso…”
Quando eu ouvi essa frase em uma avaliação de desempenho, a pergunta que veio a minha cabeça foi: “Se você já sabia disso, por que não se esforçou para melhorar no último período?”. Isso pode acontecer porque o profissional percebe que é incapaz de melhorar ou se desenvolver em determinado aspecto. Ainda assim, saiba que você pode desenvolver qualquer habilidade que desejar. Avalie com cuidado tudo que for dito e trabalhe para superar estes desafios.

“Você não está me criticando muito?” ou “Você só me ofereceu críticas até agora”
Alguns profissionais ainda não possuem uma capacidade bem desenvolvida de ouvir, processar e retirar os aprendizados do que lhe é dito sem que isto afete a sua autoestima. Muitas vezes as frases acima podem até fazer sentido (visto que existem líderes que não sabem dar feedback), mas, mesmo assim, não devem ser ditas. Isto causa a impressão que o profissional está querendo fugir dos aspectos negativos do seu trabalho e que não quer aprender com os seus erros.

Se você já disse alguma das frases acima, reflita. Evoluímos quando somos capazes de fazer os nossos pontos fortes brilharem e quando desenvolvemos os pontos de baixo desempenho. Essa é uma fórmula garantida para o sucesso em sua carreira!

_
Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

O post Frases que você nunca deve dizer na avaliação de desempenho apareceu primeiro em Portal Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Esta gostando do conteúdo? compartilhe!

Aprenda a organizar, gerenciar e liderar com o curso de Auxiliar Administrativo!

Deixe seu Comentário!

Veja também!