Justiça decide que 300 candidatos prejudicados no concurso da PC/2009 têm direitos na disputa  

 

Candidatos querem fazer parte da Polícia Civil do Estado – Foto: Divulgação

Por unanimidade, desembargadores rejeitaram embargo que impedia o retorno de 300 candidatos ao concurso público da Polícia Civil do Amazonas de 2009. O julgamento aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 21, na Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

A ação civil pública, de autoria da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), conseguiu deixar o grupo um pouco mais perto do sonho de ser policial civil.

Desde 2009, alguns candidatos que participaram do concurso da Polícia Civil do Amazonas, para cargos de escrivão, investigador e perito, pleiteiam a chance de voltar à disputa. Prejudicados por fraudes na prova de digitação, que foi anulada, eles buscaram auxílio da DPEAIC há 8 anos.

Leia também: Com Correios em greve, saiba o que fazer para retirar as encomendas em Manaus

Um deles é Ingrid Tatiane Souza dos Santos, que acabou assumindo a  presidência da Comissão dos Concursados da Polícia Civil de 2009. Ela concorreu a uma vaga para investigadora e lutava para voltar ao certame.

“Foram anos lidando com um sentimento de frustração, devido aos recursos do processo, à fraude no concurso, mas hoje eu tive a felicidade de desfrutar da sensação de que foi feita justiça”, comentou a candidata.

O defensor público Carlos Almeida Filho, titular da DPEAIC, destacou que essa era a causa de número 2, das mais de mil ações que a DPEAIC impetrou na Justiça e que era preciso finalizar a questão que se arrastava há quase uma década.

“ O curioso é que essa decisão já tinha sido dada em 20015, mas o Estado recorreu e foram vários embargos de declaração que tivemos que derrubar durante o processo. O próximo passo é verificar se o Estado recorre, mas em agosto de 2015 o então governador José Melo estabeleceu um decreto afirmando que não cabia recurso dessa demanda. Se eles recorrerem, nós vamos ter de tomar as devidas providências”, afirmou o defensor Carlos Almeida.

EM TEMPO, com informações da assessoria

Leia mais:

Concurso e estágio: confira editais de vagas abertas para o Amazonas

ManpowerGroup seleciona mais de 6 mil vagas temporárias para o fim do ano

Atendimento gratuito nas áreas de Saúde, Direito e Negócios será disponibilizado pela Uninorte

Fonte do Artigo

Esta gostando do conteúdo? compartilhe!

Aprenda a organizar, gerenciar e liderar com o curso de Auxiliar Administrativo!

Deixe seu Comentário!

Veja também!