Medicina #ProfissõesCatho

Autor: Caroline Molina

Medicina é uma das formações mais respeitada e concorrida do Brasil, havendo cursos renomados espalhados por todos os cantos do país. Além da grande admiração por parte da sociedade – como a maioria dos cursos voltados à saúde – a faculdade de medicina também oferece um amplo mercado de trabalho, bem como uma grande variedade de áreas de especialização, ampliando os horizontes e facilitando a busca por um emprego.

Em resumo, a medicina tem como objetivo ajudar na manutenção da saúde da população, promovendo medidas para identificar, cura e prevenir doenças. Assim, a faculdade de medicina possibilita capacitar os seus estudantes para lidar com o psicológico, físico e o bem-estar dos pacientes.

A medicina é uma das carreiras mais bem remuneradas do país, contando com salários que ultrapassam os R$5.000,00 e um mercado de trabalho que carece sempre de profissionais.

Já deu para notar que o mundo da medicina é bastante diversificado. Por isso, reunimos mais informações sobre a faculdade de medicina para esclarecer todas as dúvidas. Vem que vamos te mostrar!

Bacharelado em Medicina

O curso de medicina possui habilitação em bacharelado, tem duração de 6 anos e é oferecido em período integral. Ao final da graduação, o estudante conta com uma série áreas de especialização para atuar.

Durante o curso, os anos são divididos em três grandes ciclos: o básico (1° e 2° ano) o qual tem como objetivo formar o raciocínio clínico do estudante, aplicando as disciplinas teóricas. O clínico (3° e 4° ano) em que o estudante vai aplicar o conhecimento adquirido anteriormente de forma prática em unidades de saúde, onde terá contato direto com pacientes.

E por último o internato (5° e 6°) em que o estudante passará a maior parte em hospitais, onde serão realizados plantões e escalas; o contato com paciente é mais detalhado – pois há o acompanhamento da evolução do seu quadro clínico – e vai auxiliar os médicos responsáveis em procedimentos cirúrgicos e emergenciais.

As disciplinas de medicina vão variar de instituição para instituição, mas as mais importantes e obrigatórias são: Anatomia, Biologia celular e molecular, patologia, imunologia, farmacologia, fisiologia e histologia.

Ao final da graduação, o recém-formado médico precisa tirar o CRM; que nada mais é que o número da inscrição no Conselho Regional de Medicina para ter permissão para exercer a profissão.

Com a aprovação no período do internato, o estudante tornar-se médico-geral e pode trabalhar nos setores públicos e privados.

Além de médico-geral, o profissional também pode escolher se especializar em setores particulares da área medica, por exemplo: Cardiologista, Dermatologia, Pediatria e Psiquiatria. Após a conclusão do curso, é necessária a realização de uma prova, para assim obter o titulo de especialização, reconhecido pela Associação Médica Brasileira.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho voltado para medicina é bem amplo, e geralmente não falta oportunidade de emprego para recém-formados e quem quer uma recolocação na área. Haja vista esse vasto mercado, o Conselho Nacional de Medicina fez um ranking das especialidades mais procuradas no Brasil, que inclui em seu topo: Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina do Trabalho e Cardiologia.

Segundo o Guia e Profissões de Salários da Catho, as profissões mais cotadas dentro da área médica é: médico pediatra, médico oftalmologista e médico cirurgião. Ainda segundo o Guia, a média salarial no Brasil é de R$ 5.450,00. Veja algumas vagas aqui.

A base salarial de um médico pode sofrer variações, pois vão depender do ambiente de trabalho, o valor das consultas e o nível de complexidade de cada procedimento.

No Brasil, há uma carência de profissionais no setor da rede pública, principalmente no interior das grandes cidades. Em decorrência disso, aumentou o número de concursos públicos voltados a atender essa área nas últimas décadas.

 Onde estudar

Depois de todas essas informações, você decidiu que medicina é o seu sonho? Pois bem, no Brasil há diversas faculdades que dispõe de bons cursos na área da medicina. Na Catho Educação, há diversas bolsas de estudos, além de boas instituições com super descontos. Confira!

 

O post Medicina #ProfissõesCatho apareceu primeiro em Portal Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Esta gostando do conteúdo? compartilhe!

Aprenda a organizar, gerenciar e liderar com o curso de Auxiliar Administrativo!

Deixe seu Comentário!

Veja também!