O networking até mesmo no elevador!

Enfrentar fila para pegar o elevador até chegar em seu escritório, nem sempre deve ser visto como uma desvantagem. Isso porque, nesses momentos corriqueiros da vida de quem trabalha em ambiente corporativo pode apresentar um lado positivo: por que não aproveitar o “trânsito” no elevador para estreitar as suas relações com quem também trabalha no mesmo condomínio? Um simples sorriso pode iniciar uma conexão!

Uma pesquisa realizada pela consultoria Right Management,  identificou que 70% das contratações, atualmente, são fruto de indicações de outros profissionais que já estão no mercado de trabalho. E, mais do que isso, para empreendedores, o caminho deve ser o mesmo, já  que é preciso aproveitar todas as oportunidades para conquistar novos clientes. Por isso, bate-papos no elevador, ou até mesmo na fila, podem iniciar novas parcerias de negócios. Mas como isso ocorre?

Pode ser muito simples: quando o elevador estiver subindo, tente quebrar aquele silêncio e fugir das conversas que não geram nenhum resultado de parceria como: “Nossa, hoje está frio, né?” ou “Que sono, hoje foi difícil acordar”. Você pode até iniciar o papo com esses assuntos, mas tente prolongá-lo. Pergunte no que a outra pessoa trabalha, qual o serviço que ela oferece.

Por mera coincidência, você pode estar necessitando dos serviços dela, e vice-versa. Outra dica é sempre ter um cartão de visitas com você, pois, assim, estamos preparados para essas ocasiões.

Tenho um exemplo bem interessante sobre uma conversa positiva no elevador: um dia eu vi que a ascensorista em uma universidade estava lendo e perguntei se era hábito comum seu, quando ela disse que era apaixonada por leitura. Comentei que era escritora e citei os títulos dos meus três livros, para que ela escolhesse um que eu pegaria no carro. Ela disse que gostaria de ler “O poder da simplicidade no mundo ágil”. Um aluno de pós-graduação ouviu a nossa conversa, disse que já tinha visto meu livro nas redes sociais, começamos um bate-papo e acabei por fechar um processo de ‘coaching’. Sei que hoje é raro ter ascensorista em elevador, mas o importante é incentivar o diálogo e demonstrar interesse pelas pessoas. Colhemos frutos com isso, especialmente se for genuíno!

A comunicação como base para os negócios

Contudo, por mais que todos saibam que as relações humanas são fundamentais para  negócios, muitos empreendedores e até colaboradores não levam isso tão a sério e desperdiçam oportunidades –  como uma simples conversa no elevador – para criar alianças para a carreira ou o negócio. Não importa o setor no qual você atua, a comunicação é extremamente importante e devemos prestar atenção em todos os funcionários que convivem com a gente – desde faxineiros até CEOs de empresas. Todos se cruzam em vários momentos do dia, e podem ter novidades para te oferecer.

Além de aproveitar o elevador como um momento para trocar experiências de trabalho, muitos condomínios já têm usado o WhatsApp para criar um grupo com todos os condôminos, também como forma de networking. Devemos usar os meios digitais, pois nem sempre cruzaremos com todos com quem temos interesses em comum. Por exemplo, uma médica que tem um consultório em um determinado endereço, poderá ampliar seu número de clientes por indicação, ou seja, por meio de conversas e troca de experiências.

As conversas também são capazes de mudar totalmente a forma de interação de uma equipe, já que comunicar-se é um exercício que, quanto mais praticamos, mais nos aprimoramos. O colaborador ou líder que sabe se comunicar, promover o seu trabalho, garante maiores chances de conseguir os resultados de uma maneira mais rápida e eficaz. Profissionais satisfeitos e bem-resolvidos são muito mais produtivos.

Infelizmente, até hoje, não existem campanhas que intensifiquem a importância do networking nas relações de trabalho. Mas, de forma geral, com o desemprego e as dificuldades cada vez maiores para ingressar no mercado de trabalho – ou até mesmo para abrir um negócio próprio- as relações entre as pessoas estão ficando mais fortes – principalmente com a chegada do LinkedIn, uma das principais redes sociais atualmente.

No entanto, embora o networking no ambiente virtual seja fundamental hoje em dia, o “olho no olho” faz toda a diferença e não deve ser deixado de lado. É um erro acreditar que as conexões virtuais substituem os contatos pessoais, pois são caminhos diferentes – e ambos importantes- para ampliar a rede de contatos e garantir o sucesso no mercado.

 

Susanne Anjos Andrade é Escritora, Palestrante e Master Coach. Sócia-diretora da A & B Consultoria e Desenvolvimento Humano, empresa que desenvolveu o “Modelo Ágil Comportamental”. Leciona disciplinas sobre Coaching & Carreira, Liderança e Transformação Digital em diversos MBAs da FIAP. É voluntária no Grathi. Responsável pelo “Canal Humaniza-TI” do youtube. É autora dos best-sellers “O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil” – Editora Gente,  “O Segredo do Sucesso é Ser Humano” e do livro digital “A Magia da Simplicidade” – Amazon. Desenvolveu o programa “Trilha de Carreira”, disponível em http://ti.susanneandrade.com.br/trilha-de-carreira/

Contato: susanne@andradebarros.com.br

O post O networking até mesmo no elevador! apareceu primeiro em Portal Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Esta gostando do conteúdo? compartilhe!

Aprenda a organizar, gerenciar e liderar com o curso de Auxiliar Administrativo!

Deixe seu Comentário!

Veja também!