O que responder sobre pontos fortes e fracos na entrevista de emprego?

Se você já participou de alguns processos seletivos, com certeza foi questionado sobre os pontos fortes e fracos. Esta é uma pergunta clássica na qual o recrutador busca entender se o candidato possui consciência das suas habilidades e, principalmente, de comportamentos ou aspectos técnicos que ainda precisa desenvolver para evoluir na carreira.

Apesar de ser uma pergunta muito comum em qualquer entrevista de emprego, ainda me assusta perceber que a grande maioria dos candidatos possui uma enorme dificuldade em responder esta questão. Canso de ouvir frases como: “Ixi, essa é difícil!”, “É sempre ruim falar sobre nós mesmos, né?” ou, simplesmente, “Não sei”.

Estas respostas te deixarão muito distante de um bom desempenho em uma entrevista. Afinal, qualquer candidato que consiga citar alguns pontos forte e fracos estará na sua frente. Apenas citar habilidades e dificuldades não é o suficiente. É preciso apresentar estes pontos da forma certa se quiser, realmente, se destacar.

 

Antes de responder, você deve se preparar!

O primeiro passo é fazer uma reflexão de toda a sua vida profissional para entender o que você ouvia das suas lideranças e dos seus pares. Você recebia reconhecimentos por qual atitude ou conhecimento que possuía? Por qual motivo os seus colegas de trabalho te pediam ajuda?

Você se destacava porque possuía foco e atuava bem sozinho ou porque construía um bom relacionamento com a equipe e com os clientes? Você entregava os resultados sempre no prazo ou desenvolvia soluções que facilitava, a vida do seu departamento?

Em seguida, faça a mesma reflexão, mas pensando nos aspectos negativos. Por quais motivos chamavam a sua atenção no trabalho? Quais comportamentos geravam conflitos na equipe ou te impediam de entregar melhores resultados?

 

Como apresentar os pontos fortes em uma entrevista de emprego?

Vamos começar falando sobre os pontos fortes. É fundamental que utilizar a sinceridade e apresentar claramente pontos que te diferenciam de outros profissionais. Nesta hora, você pode até se sentir desconfortável ou arrogante, pois não estamos acostumados a falar bem de nós mesmos, mas continue mesmo assim.

Cite de dois a três pontos que te destacam no ambiente profissional. Separe os mais relevantes que identificou quando fez a sua reflexão inicial. No momento de apresentar estes pontos fortes, cite passagens ou situações que aconteceram no trabalho que comprovam que, realmente, possui estas habilidades. Não basta citar, você precisa comprovar com fatos concretos!

 

_

Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

O post O que responder sobre pontos fortes e fracos na entrevista de emprego? apareceu primeiro em Portal Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Esta gostando do conteúdo? compartilhe!

Aprenda a organizar, gerenciar e liderar com o curso de Auxiliar Administrativo!

Deixe seu Comentário!

Veja também!