Post Jobs

Para ser competitivo no processo seletivo, esqueça os outros candidatos!

Vivemos um dos piores momentos para quem busca um emprego ou uma recolocação profissional. O altíssimo índice de desocupados no Brasil aliado à instabilidade econômica e política favorece uma disputa cada vez mais acirrada na busca por uma posição no mercado de trabalho.

Portanto, se você está em busca de um emprego e tem percebido que os processos seletivos estão rigorosos e existem muitos candidatos por vaga, a sua percepção está correta. E, apesar da competição entre os candidatos ser maior atualmente, saiba que ela sempre vai existir e quando conseguir o emprego você experimentará novas competições, seja interna, por conta das promoções, ou externa, na conquista de novos clientes.

Já que a competição é algo inevitável, a única coisa que precisa aprender é competir. E competir não tem uma relação direta em avaliar o desempenho dos seus concorrentes e se esforçar para superá-los. O seu foco nunca deve ser o outro, mas se você tem melhorado ao longo do tempo em comparação com você mesmo!

Na conquista do emprego, na carreira ou na natureza, não é o mais forte que vence, mas quem melhor se adapta às diferentes situações. Perceba que no reino animal sempre haverá duas espécies disputando o mesmo alimento e a mais adaptada a conquistar este alimento, com certeza, sobreviverá, enquanto a outra corre o risco de ser extinta.

Na natureza, nenhuma espécie deixa de existir por algum outro animal ter acabado com ela. O que acontece é que a própria espécie, por não ter evoluído e se adaptado as condições existentes, encerra com a sua própria existência. Por isso, a preocupação com a concorrência é irrelevante enquanto você não superar a si mesmo.

Vagas

Entenda que precisa evoluir constantemente, pois a sua vida profissional é exatamente como a natureza: se você não estiver crescendo, estará morrendo. Em qual condição você quer estar? Por isso, esqueça a comparação com outros candidatos no processo seletivo, isso só te trará frustração e não te ajudará a ter melhores resultados.

Peça feedback nas dinâmicas de grupo e entrevistas de emprego, entenda o que está fazendo de errado e corrija estes pontos imediatamente. Trabalhe a sua comunicação e supere-se a cada dia. Este é o único caminho para o sucesso na conquista do seu novo emprego. Aprenda e evolua ou se mantenha estagnado e morra.

Você ainda tem se preocupado muito com os seus concorrentes? Você fica constantemente tentando ser melhor que o outro na dinâmica de grupo ou se preocupa apenas com o seu próprio desempenho?

 

_

Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

O post Para ser competitivo no processo seletivo, esqueça os outros candidatos! apareceu primeiro em Portal Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Ultimas Vagas

Comentários no Facebook