Postura do chefe: favoritismo e indecisão são maiores insatisfações, diz pesquisa

Levantamento da Catho apontou que 59% dos funcionários nunca puderam dar feedback aos chefes e quais são as principais queixas nesta relação de trabalho.

Com a comemoração do Dia do Chefe no mês de outubro, a Catho se empenhou em buscar as principais percepções sobre essa polêmica figura dos ambientes profissionais. O levantamento realizado com cerca de 7 mil respondentes revelou a opinião de trabalhadores sobre feedbacks e os motivos que mais causam descontentamento em suas relações com seus chefes.

Quando o assunto é a importância do feedback, essa palavra tão usada no ambiente profissional, a maioria foi esmagadora. Para 92% dos entrevistados, dar e receber feedbacks é fundamental. Afinal, é por meio dessas conversas francas e transparentes que a gestão e membros da equipe podem dar seus pareceres sobre a qualidade e o desenvolvimento da carreira. No entanto, 59% deles afirmaram que nunca tiveram a oportunidade de avaliar o próprio gestor. 

Ainda segundo os entrevistados, os três motivos pelos quais eles não dão feedback aos chefes variam desde a percepção dos funcionários de que nada mudaria (33,4%); que o chefe não é bom ouvinte (27,5%); e o fato de que as coisas ditas entre ambos não teria o respaldo da empresa (18,7%).

“Esses dados comprovam que ainda falta muito diálogo e transparência na relação profissional. O feedback deve ser um mecanismo utilizado por todos, independentemente do cargo que ocupa, porque as pessoas devem buscar a melhora na sua performance profissional, inclusive quem ocupa cargos de chefia. E ouvir é uma das formas de conseguir esse objetivo”, explica a gerente sênior da Catho, Bianca Machado.

Com relação às ações que mais incomodam os trabalhadores na postura de seus chefes, destacam-se as mudanças constantes de decisões ou falta de direcionamento nas tomadas de decisões (42,8%); contratar ou promover pessoas por amizade e não por competência: (41,9%); fazer somente críticas e não destacar as qualidades/conquistas (32,2%); e a falta de clareza nas orientações (29,7%). 

Já entre as qualidades mais valorizadas em um líder, a pesquisa indicou que a confiança e o desenvolvimento de seus liderados é a principal característica (46,6%);  assim como o hábito de aplicar feedback constantemente, de forma construtiva (22%); e o espírito de líder (15,4%).

E se você pudesse dar um feedback anônimo ao seu chefe? Essa opção já existe!

Para encorajar profissionais a falarem o que pensam aos seus líderes, a Catho desenvolveu uma solução que burla o “cara a cara” neste momento. 

Feedback Anônimo Delivery

Acessando a ferramenta, você tem a oportunidade de enviar um e-mail ao chefe com feedback no formato de um presente virtual, de maneira anônima e gratuita. Basta selecionar qual presente virtual você gostaria de enviar ao chefe; depois selecionar qual feedback quer enviar para personalizar o presente e, por fim, inserir o nome e e-mail do destinatário. Aproveite!

O post Postura do chefe: favoritismo e indecisão são maiores insatisfações, diz pesquisa apareceu primeiro em Portal Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Esta gostando do conteúdo? compartilhe!

Aprenda a organizar, gerenciar e liderar com o curso de Auxiliar Administrativo!

Deixe seu Comentário!

Veja também!