A preparação para uma entrevista de emprego é algo que exige tempo e energia. O tema é tão importante e profundo que possuem livros inteiros falando a respeito. Porém, eu resumirei os principais pontos, comentando as ações e estratégias para uma boa preparação.

Qual a importância de se preparar para uma entrevista?

A entrevista de emprego é uma oportunidade única para o recrutador te conhecer, entender se você atende aos requisitos do cargo e se, realmente, deseja construir uma relação de longo prazo com a empresa. Uma entrevista de 30 minutos pode definir completamente o seu futuro profissional, pois pode te permitir entrar na empresa que sempre desejou ou te manter na fila do desemprego por mais alguns meses.

A preparação ajuda o profissional a ter mais controle sobre a sua comunicação, minimizar a insegurança e a evitar riscos que podem causar a eliminação instantânea do processo seletivo. Qualquer atleta treina por anos para passar em uma seletiva para um torneio específico ou, até mesmo, para as olimpíadas. Agora, por que você poderia se dar ao luxo de não se preparar para conquistar uma vaga de emprego?

Lembre-se: para ser contratado não basta ter a formação acadêmica certa ou a experiência profissional exigida. É preciso apresentar, durante a entrevista, uma comunicação coerente, uma postura profissional e, é claro, comportamentos maduros. Veja algumas dicas abaixo de como se preparar:

 

Prepare a documentação exigida com antecedência

Alguns recrutadores solicitam documentos ou certificados para a apresentação no momento da entrevista. Sendo assim, imprima, pelo menos, duas cópias de cada documento exigido e com antecedência. Imprimir em cima da hora pode te causar grandes problemas, pois a falta de tinta/falha na impressora não poderá ser resolvida a tempo.

Caso o recrutador não te peça nenhum documento, leve sempre duas cópias do seu currículo impresso. O recrutador, provavelmente, terá o seu currículo, mas, talvez, você seja entrevistado por um gerente que gostará muito de acompanhar o seu discurso com esse documento em mãos.

 

Defina os seus parâmetros de negociação

A entrevista de emprego é um momento para o recrutador te conhecer, mas, também, de você entender se a empresa e a vaga estão de acordo com as suas expectativas. Sendo assim, vá para a entrevista com os seus requisitos definidos para aceitar a vaga. Qual salário mínimo que você aceitaria para trabalhar nesta posição? Quais benefícios precisa?

Além destes detalhes, defina, também, quais as condições de trabalho possui, como não trabalhar de domingo, não fazer mais de 2 horas extras por dia, atuar em um ambiente seguro, entre outros. Tendo as suas condições para aceitar a vaga extremante definidas, fica mais fácil avaliar a sua posição e negociar com o recrutador. Afinal, se o seu perfil profissional for muito bom, te garanto que o recrutador fará um força para te contratar!

 

Conheça a fundo a empresa e a vaga antes da entrevista

Utilize a internet para conhecer em detalhes a empresa, qual a sua área de negócio, quanto tempo atua no mercado, quais produtos e serviços oferece e onde se localiza e em quais regiões atua. É importante, também, revisar o anúncio da vaga de emprego para que tenha conhecimento de todas as competências exigidas.

Desta forma, conseguirá responder as questões de acordo com a expectativa da empresa, além de entender melhor se esse local e a vaga estarão de acordo com as suas necessidades e quais pontos precisará negociar durante a entrevista.

 

Separe a sua roupa alguns dias antes

A roupa que vai usar na entrevista diz muito sobre você. Sendo assim, pense com cuidado nas peças mais adequadas, experimente-as e já separe no seu guarda roupa. Desta forma, você não terá imprevistos, como perceber que precisa lavar, costurar um botão ou utilizar outra roupa, pois as escolhidas não lhe servem mais.

 

Avalie o seu trajeto

Assim como a questão da roupa, pense no seu trajeto com antecedência. Faça o caminho até o local da entrevista em sua mente, simule em um aplicativo de mapas e, se possível, faça o mesmo trajeto alguns dias antes na mesma hora para saber quanto tempo levará.

Você não pode correr o risco de atrasar, portanto, inclua 20% a mais de tempo no seu trajeto previsto para evitar quaisquer problemas.

 

Prepare-se para a entrevista. Participe do processo seletivo como se sua vida dependessem daqueles momentos, pois a sua vida profissional, realmente, depende! Pare de considerar o processo seletivo como uma armadilha ou como algo sem sentido. O que, talvez, falta para alguns profissionais é a percepção de que resultado no processo seletivo depende muito das suas atitudes e como se prepara para este desafio.

 

_

Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

O post Prepare-se para a entrevista de emprego se quiser ser contratado apareceu primeiro em Portal Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *