Profissional com Deficiência | Minha Vaga Por Direito

Para além da Lei de Cotas: Catho lança campanha e reivindica direito ao emprego para pessoas com deficiência. O manifesto da ação “Minha Vaga Por Direito” entra em vigor hoje, dia 03 de dezembro, data em que é comemorada o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A autoestima é a forma como nos sentimos em relação a nós mesmos e, consequentemente, um reflexo nas nossas relações de trabalho. Para a Catho, celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado hoje, 3 de dezembro, é também reivindicar que, além de um sistema de cotas, o acesso ao mercado de trabalho também é um direito e, mais que isso, uma chance de proporcionar autonomia. A ação “Minha Vaga Por Direito” vem para cumprir essa premissa. Com a criação de um manifesto e adesivações de stencils espelhadas inicialmente pela cidade de São Paulo, o objetivo é claro: Conscientização. Para além de vagas de estacionamentos, filas preferenciais ou vagas em transportes públicos, o direito ao emprego deve ser cumprido.

Segundo uma pesquisa realizada pela Catho com profissionais com deficiência, dentre as características que determinam a sua desistência por um emprego, 58% atribuem isso a falta de perspectiva de carreira, enquanto 52% afirmam que sentem-se apenas parte da cota. Com os dizeres “faltam oportunidades, não capacidade” e “queremos espaço para entrar no mercado de trabalho e crescermos profissionalmente”, o manifesto surge para dar voz aqueles que ainda têm seus direitos negados.

Para Ricardo Morais, gerente Sênior de Marketing da Catho, a ação tem o propósito de ressignificar o olhar das pessoas sobre a deficiência. “Nosso objetivo é massificar essa iniciativa, criando uma nova perspectiva para esses profissionais. Eles estão no mercado, são capacitados, mas nem sempre são enxergados como. A nossa contribuição é transformar esse movimento em algo que possa ser palpável, que gere frutos e mudanças”, afirma o gerente.

Criada com o objetivo de inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a Lei de Cotas garante que empresas com cem ou mais colaboradores, devem destinar de 2% a 5% dos cargos profissionais para pessoas com deficiência. Porém, nem sempre a lei é cumprida. Pensando em incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho de forma mais rápida e justa, desde 2016, a Catho concede gratuidade no acesso a todas as vagas do site para profissionais com deficiência e reabilitados pelo INSS, abrangidos pela lei de cotas, a partir de laudo devidamente validado.

Minha Vaga Por Direito

Redesenhando o símbolo que representa as pessoas com deficiência, mas agora abordando uma outra perspectiva, a ação contará com aplicações em adesivos, stencil, cartazes, dentre outros, com o objetivo de trazer empoderamento e adesão à causa. Dentre as imagens que estão sendo ressignificadas e irão substituir a já conhecida logomarca do cadeirante em azul, teremos novas representação para alguns tipos de deficiências, como por exemplo: o deficiente físico (cadeirante) em uma mesa e seu computador de trabalho; o deficiente visual com uma gravata e uma maleta; o deficiente auditivo com uma caneta, simbolizando a profissão de um engenharia; o deficiente mental acompanhado da imagem de uma engrenagem, simbolizando uma mente ativa. As imagens receberam a aplicação na cor laranja, contrapondo a atual, que é azul.

Com a proposta de, a princípio, ocupar locais da cidade de São Paulo, a ação começa ativamente hoje, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, na sede da Catho, onde o espaço sofrerá uma intervenção com a substituição de todas as logomarcas destinadas para pessoas com deficiências, substituídas agora por essa nova marca. Além disso, alguns locais já aderiram a campanha e também estarão transformando seus espaços de trabalho.

“O objetivo da criação da ação é torná-la algo perene, ou seja, sem prazo limite para acabar, buscando mais adesões à causa e perpassando seu conceito pela sociedade. Assim, a mensagem alcança seu potencial e os resultados podem ser observados a longo prazo, uma vez que pouco se conhece sobre as verdadeiras necessidades e limitações que há no universo das pessoas com deficiência”, afirma Ricardo Morais.

Confira abaixo o manifesto na íntegra:

#MINHAVAGAPORDIREITO

Mais do que um assento ou uma vaga exclusiva em espaços públicos, queremos espaço para entrar no mercado de trabalho.

Capacidade a gente tem de sobra, o que falta é oportunidade

Então não pergunte sobre as nossas limitações, pergunte sobre as nossas capacidades.

Para chegarmos mais longe, basta você tirar o preconceito do nosso caminho.

Afinal, este é o único obstáculo que nos limita.

Adesão na internet

Além da ação de guerrilha, a campanha “Minha Vaga Por Direito” também ganha mais um apoio, a landing page www.minhavagapordireito.com.br. No site, é possível ter acesso a diversas informações relacionadas a pessoas com deficiências, como por exemplo, informações sobre a Lei de Cotas. Além disso, ficarão disponíveis os arquivos de stencil e lambe lambe e suas respectivas instruções. Assim, qualquer um pode baixar os materiais, imprimir e também fazer parte da ação, aderindo a ela.

Está em busca de um novo emprego?

Você sabia que a Catho é gratuita para pessoas com deficiência e reabilitadas pelo INSS?
Todos os profissionais abrangidos pela Lei de Cotas assinam a Catho sem pagar nada. Para garantir seu acesso grátis, você só precisa:
– preencher o formulário de cadastro no site: catho.com.br/pcd
– se identificar como um profissional com deficiência
– anexar o laudo que caracteriza a deficiência ou o certificado de reabilitação no INSS
Após validação da nossa equipe, o seu acesso fica disponível para as mais de 4 mil vagas anunciadas diariamente no site.
Use e espalhe esse benefício para seus amigos, ajude a promover a inclusão.
Inscreva-se agora!

O post Profissional com Deficiência | Minha Vaga Por Direito apareceu primeiro em Portal Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Esta gostando do conteúdo? compartilhe!

Aprenda a organizar, gerenciar e liderar com o curso de Auxiliar Administrativo!

Deixe seu Comentário!

Veja também!