Qual destes 3 caminhos você prefere seguir na carreira? (Parte 1)

Obviamente que existem incontáveis formas de construir a sua carreira, porém as pessoas tendem a direcionar o seu foco profissional baseado em três aspectos principais: conquista, relações pessoais e competência. Deve existir algum teste para avaliar qual o melhor caminho para você (ou quando eu construir um teste deste eu coloco o link aqui), mas te garanto que, ao longo destes posts, você conseguirá ter mais clareza sobre o que é ideal para a sua carreira.

Neste artigo, vou abordar, especificamente, o caminho para as pessoas que são movidas pelas conquistas. São pessoas com alto nível de determinação e que não medem esforços para chegar onde desejam. Este caminho é, geralmente, escolhido pelos profissionais que constantemente são avaliados como “fora da curva”, conquistam os cargos mais altos nas grandes empresas e possuem desafios enormes e constantes.

 

O caminho profissional para a conquista

Como disse, esse caminho não é dos mais simples. É um caminho que, para seguir em frente, é necessário ser um profissional que se adapta aos diferentes desafios impostos ao longo de sua carreira e continua sendo um “top performer“. Estes profissionais, no começo, são reconhecidos pela sua capacidade de entregar excelentes resultados individuais e, depois, em conseguir fazer todos que estão a sua volta crescer e se desenvolver.

Uma das características mais claras para quem deseja esse caminho é a construção um perfil mais generalista, ao contrário do que muitos pensam que sempre devemos nos especializar. Em uma publicação da Harvard Business Review, é apresentado que, para conseguir assumir posições de alta liderança, primeiramente você deve ser especialista, mas para continuar subindo na carreira é fundamental obter uma enorme gama de outras habilidades organizacionais (relacionamento interpessoal, negociação, finanças, aspectos comerciais, etc.).

Portanto, os passos para seguir neste caminho são simples, mas a sua execução é para poucos:

 

Encontre uma profissão que você se identifique ou uma tarefa que goste de fazer.

Especialize-se nesta atividade e dedique-se para ter os melhores resultados (seja um top performer)!

Conforme assuma posições de liderança, preocupe-se em auxiliar as outras pessoas a crescer. Assim, você sempre terá alguém pronto para assumir a sua posição e você cria oportunidades para continuar avançando.

Identifique o que seu novo cargo exige e aprenda estas novas habilidades mesmo que fujam completamente da sua formação original ou, até mesmo, do seu gosto natural.

Tenha claro que este caminho exige muita energia e engajamento com a empresa. Porém, se você, realmente, é direcionado a conquistas, não se importará em perder alguns finais de semana ou, até mesmo, adiar alguns objetivos pessoais.

 

Caso você não tenha se identificado com esse caminho para sua carreira, fique tranquilo. Provavelmente você deve ser direcionado a construir relações com as pessoas ou prefere se tornar um especialista em alguma área. Estes outros caminhos possuem características completamente diferentes e, com certeza, você se identificará com um deles!

 

_

Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

O post Qual destes 3 caminhos você prefere seguir na carreira? (Parte 1) apareceu primeiro em Portal Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Esta gostando do conteúdo? compartilhe!

Aprenda a organizar, gerenciar e liderar com o curso de Auxiliar Administrativo!

Deixe seu Comentário!

Veja também!