Qual destes 3 caminhos você prefere seguir na carreira? (Parte 2)

 

Conforme comentei no post anterior, apesar de existirem inúmeras formas de construir uma carreira, as pessoas tendem a direcionar o seu trabalho de acordo com os três aspectos principais: conquista, relações pessoais e competência. Neste mesmo artigo, eu falei sobre o caminho profissional das pessoas direcionadas a conquistas e o que deve ser feito para chegar lá.

Agora comentarei sobre um outro caminho possível. O das pessoas que direcionam as suas carreiras com o foco nas relações pessoais. Afinal, às vezes existe uma parte maior de você que é capaz de criar relacionamentos, contar ótimas histórias e harmonizar um ambiente do que, talvez, conduzir sozinho uma grande empresa.

O caminho profissional baseado em relacionamentos

Há uma infinidade de trabalhos que priorizam a construção e manutenção de relacionamentos e, geralmente, não observamos estas oportunidades no mercado. Por exemplo, toda a área de marketing se baseia nisso, em você conectar ideias, histórias e pessoas. Nas profissões de marketing e publicidade, você constrói histórias. Já nas profissões comerciais, como, por exemplo, os vendedores, estas histórias são, realmente, testadas para afetar positivamente as pessoas.

Um outro caminho de carreira para as pessoas que gostam de se relacionar e cuidar dos outros é a área de saúde, educação ou desenvolvimento humano. Talvez seja um dos segmentos profissionais com as melhores recompensas. E não estou falando de dinheiro. Estou falando em ter ajudado alguém a superar um desafio, aprender uma nova técnica ou metodologia ou, simplesmente, auxiliar alguém a se sentir um pouco melhor devido à sua intervenção. Trabalhar como professor, psicólogo, médico ou RH podem ser funções super gratificantes.

As suas habilidades de relacionamento podem te levar a altos cargos nas empresas. Se conseguir equilibrar o seu foco no relacionamento interpessoal, com uma visão objetivo e focada em resultados, você poderá facilmente atingir cargos de liderança, gerência e diretoria. A sua capacidade de se comunicar e vender as suas ideias é uma das habilidades mais exigidas nestas posições estratégicas.

Mas não pense que este caminho é repleto de flores. Com certeza você deve estar atento a alguns espinhos que podem fazer parte desta jornada para ter sucesso:

1- Encontre uma profissão que você, realmente, perceba que pode se conectar constantemente com as outras pessoas e que consiga agregar valor a empresa por esta habilidade;

2- Identifique como esta carreira (e os cargos que tende a assumir se for promovido) poderá te permitir afetar positivamente as outras pessoas no futuro. Se isto não for possível, repense os seus próximos passos;

3- Foque em desenvolver as suas habilidades de empatia e respeito ao próximo. Estando em contato com tantas pessoas e as suas visões de mundo completamente diferentes, você pode se estressar facilmente se não conseguir entender e respeitar cada um exatamente do jeito que é;

4- Lembre-se que o foco não pode estar 100% no outro. Você tem necessidades que também precisam ser atendidas e objetivos que devem ser alcançados. Portanto, coloque-se sempre em primeiro lugar;

5- Para chegar aos cargos mais altos, saiba que terá que agregar outras habilidades, como uma grande capacidade de síntese (para se comunicar mais rápido e com maior eficácia) e ótima visão estratégica (para conduzir as outras pessoas de acordo com as metas traçadas).

Como qualquer caminho na carreira, este também possui os seus desafios. Eu acredito que o maior deles é você se colocar em primeiro lugar sempre. As pessoas voltadas ao relacionamento adoram ajudar os outros e se perdem neste processo. E quando se vêem, estão exaustas ou doentes, pois focaram tanto em ajudar os outros que esqueceram de cuidar de si.

 

_

Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

O post Qual destes 3 caminhos você prefere seguir na carreira? (Parte 2) apareceu primeiro em Portal Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Esta gostando do conteúdo? compartilhe!

Aprenda a organizar, gerenciar e liderar com o curso de Auxiliar Administrativo!

Deixe seu Comentário!

Veja também!