Se a sua estratégia para conquistar um emprego tem sido o constante envio (por e-mail ou pessoalmente) de um currículo genérico para todas as vagas que aparecem no mercado, você pode estar com grandes problemas. Isto porque os recrutadores tem um “radar” capaz de detectar currículos genéricos, que demonstram a falta de foco do profissional, de imediato.

Portanto, neste processo de recolocação, é fundamental que você concorra apenas às vagas que, realmente, se encaixam com o seu perfil, aquelas que possa contribuir verdadeiramente com as suas competências atuais e, para isto, gaste tempo adaptando e atualizando o seu currículo de acordo com as características da vaga.

Quando um recrutador procura alguém para contratar, ele avalia não apenas se a pessoa possui as exigências básicas para a posição, como, por exemplo, formação superior em Administração e experiência mínima de um ano na área. Ele pode procurar dentro das suas experiências profissionais (ou área de interesse e estudo, caso nunca tenha trabalhado) informações que estejam afinadas com a vaga e com a cultura da empresa. Quanto mais alinhado às características da vaga e da empresa, mais o seu currículo tenderá a se destacar na multidão!

Sendo assim, você pode ter um currículo com descrições genéricas, ou seja, que descreva todas as suas experiências profissionais, resultados obtidos e conhecimentos adquiridos (cursos e formações acadêmicas). Porém, você nunca deve enviar este currículo para se candidatar a uma vaga, pois, dificilmente, ele estará bem alinhado às expectativas do recrutadores.

Seu currículo genérico deve servir apenas como base para a criação um currículo de acordo com a posição que pretende atuar e com as características da empresa, dando maior ênfase às experiências ou competências exigidas. Você pode ajustar, adequar e alinhar o seu currículo genérico da seguinte forma:

 

1- Identifique as principais competências exigidas

A primeira coisa que deve fazer é identificar, no anúncio da vaga, as principais palavras-chave e competências esperadas para aquela vaga. Em seguida, analise quais experiências você possui que se encaixam com essas palavras e as utilize para descrever o perfil.

 

2- Identifique as experiências ou conhecimentos que não servem para a vaga

O segundo passo é saber o que não precisa ser descrito em seu currículo. Às vezes você pode ter feito dezenas de treinamentos, mas quais deles, realmente, são relevantes para a vaga em questão? Quais deles o recrutador espera que o candidato tenha? Um currículo poluído com informações irrelevantes distrai a atenção do recrutador e tira grande parte da importância do seu perfil.

 

3- Revise para garantir a veracidade das informações

O terceiro passo é, talvez, o mais importante. Você precisa garantir que tudo que está descrito no currículo é verdade. Qualquer informação distorcida, duvidosa e, principalmente, mentirosa poderá ser fatal não apenas para a conquista daquele emprego, como para toda a sua carreira! Mentir, definitivamente, é o maior erro que você pode cometer no processo seletivo, em sua carreira e, até mesmo, na vida, pois afeta diretamente a confiança que projetamos nos outros.

 

Realmente, adaptar o seu currículo exige tempo e, talvez, você não consiga criar 10 currículos diferentes por dia para se candidatar a 10 vagas existentes, mas, se você busca resultados melhores e mais rápidos no cenário caótico que existe no mercado de trabalho, é preciso uma ação diferenciada. Portanto, dê o seu melhor e garanta que o seu currículo contará exatamente a história que o recrutador que ler.

 

_

Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

O post Saiba porque você deve ajustar sempre o seu currículo apareceu primeiro em Portal Carreira & Sucesso.

Fonte: https://www.catho.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *